E quando precisamos fazer algo que não gostamos?

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis
Published in
2 min readJan 11, 2019
Foto por NordWood Themes em Unsplash

Desde 2010 eu trabalho com o que gosto! Mas nem sempre foi um mar de rosas. Mesmo quando se faz o que gosta, sempre vai ter aquela tarefa que é considerada chata, que não bate com o perfil da pessoa, etc.

Durante 7 anos, me dediquei praticamente 100% do tempo com tecnologia, programando, fazendo revisão de código, pesquisas, etc. Nessa época, volta e meia pintava alguns trabalhos que eu não curtia, como os mais operacionais, tocar naquela parte do sistema que está macarrônica e a última pessoa que mexeu lá já não está na firma faz 3 anos, etc.

Hoje em dia como CTO e parte do conselho da Portabilis, tenho a obrigação (e o desejo) de participar de certas decisões mais burocráticas e administrativas, que irão estruturar o futuro da Empresa.

Hoje fui revisar a versão inicial do novo Sistema de Gestão da Conformidade — Compliance. Confesso que não foi fácil focar e ler até o final. Aí lembrei das técnicas que eu usava para ser eficiente nas tasks menos desejadas.

Assumir a responsabilidade

Estar no meu cargo, com minhas atribuições, é uma escolha minha. Logo, relembrei que devo assumir a responsabilidade por tudo que eu devo fazer e acabar com o mimimi.

Eliminar distrações

Temos a tendência de autossabotagem e procrastinação nessas situações. Fechei chat, escondi o celular, bloqueei websites distrativos, coloquei uma música para me isolar, etc.

Pomodoro

A técnica pomodoro nos ajuda a manter o foco por um determinado período de tempo. Consegui terminar de ler em uma seção de 25 minutos o que eu estava há mais de 1 hora tentando. O ser humano funciona melhor com prazos.

Resumindo. Menos mimimi, mais ação. Há inúmeras ferramentas e técnicas disponíveis para ajudar a aumentar o foco e melhorar as entregas. Basta colocar em prática!

PS.: no mac eu uso o aplicativo Focus. Quando inicio um pomodoro nele, ele já bloqueia tudo que é distrativo, inclusive notificações. Jabá free porque é muito bom. Há diversos concorrentes, vários free e para outras plataformas.

--

--

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis

Acredito em um mundo onde as pessoas possam expressar sua verdadeira essência, podendo assim, gerar impacto positivo em seu meio.