O poder da rede de relacionamento (do bem!)

Tiago De Faveri Giusti
Portabilis
Published in
5 min readSep 3, 2019
Imagem: Unsplash

Eu sou um apaixonado por desenvolver relações de valor. Sou daqueles que aborda as pessoas, não por obrigação, mas por gostar de escutar histórias e desenrolar papos que duram horas. Deve ser por isso que minha rede de relacionamento aumenta a cada conexão que faço.

É o que sempre digo para quem convive comigo: levante a mão, pergunte, demonstre interesse. Você não tem noção do quão longe essas redes podem te levar.

Mas, antes de mais nada, faço um apelo. Transpareça naturalidade. É perceptível quando alguém se chega, apenas, por interesses próprios. A troca deve ser genuína e, não menos importante, mútua.

Uma hora ou outra, sem que perceba, sua rede lhe retribuirá.

O universo conspira a nosso favor, mas somente quando conspiramos a favor dele também. Por isso, se doe sempre que possível. Mas, sem esperar algo em troca.

Como construo minha de rede de relacionamento

Eu costumo fazer analogia aos rizomas. Pois, diferente das árvores, que contém eixo central, hierarquias, raízes, troncos e galhos, seus caules crescem horizontalmente, percorrendo em diversas direções, não tendo um ponto fixo de entrada e de saída.

No caso das redes de relacionamento é exatamente isso. Quanto mais variadas as direções e quanto maior o tamanho da rede, melhor.

E não é que você tenha que atirar para todos os lados. É importante, inclusive, ter foco. Mas, o que quero dizer aqui é que, para fazer crescer o seu rizoma, cada momento deve ser aproveitado.

Enquanto todos estão com vergonha, eu é quem faço as perguntas para os palestrantes. Nos intervalos entre uma talk e outra, aproveito para me conectar com alguns dos participantes do evento. Sou carudo mesmo, como dizem :)

Nas redes sociais, sigo pessoas e organizações que falam sobre as áreas de meu interesse. E quando sinto que podemos contribuir um com o outro, envio uma mensagem personalizada, me colocando à disposição.

À primeira impressão, essas abordagens parecem difíceis para os tímidos. Mas, com a prática, você vai perceber que é mais fácil do que imagina.

Pois, é inerente do ser humano se relacionar, nossa espécie chegou até aqui pelo poder de seus relacionamentos e cooperação.

O poder que temos juntos

Uma rede de relacionamento pode ser utilizada tanto com boas, quanto com más intenções. E isso não é novidade para ninguém. O que mais tem por aí são pessoas buscando conexões com um único objetivo, interesses próprios.

Conexões de valor se ajudam mutuamente e, mais, pensam em impactar, positivamente, a vida de mais pessoas e não somente as suas.

Vivemos em sociedade. Foi assim, desde o princípio, que a vida humana se perpetuou. Desde a era industrial, cada um de nós temos uma especialidade. Por que não juntar o que cada um tem de melhor e transformar o mundo em um lugar bom para todos viverem?

É esse o tipo de rede que procuro. E como quem procura, acha, é o que tenho encontrado.

Apresento: uma rede do bem

Foi nessas buscas incessantes por redes de relacionamento de valor que acabei sendo nomeado, dentre 573 candidatos, como um dos 25 Talentos da Educação pela Fundação Lemann.

Quem olha, pensa que o título foi angariado sem grandes esforços. Só quem está do meu lado, diariamente, sabe o quanto de esforço foi necessário para desenvolver um negócio de impacto ao longo de 10 anos, e quantos editais e concursos foram aplicados para se alcançar sucesso em alguns. É aquela coisa, em algum momento a sua hora chega. Só que você precisa continuar tentando.

Foi através do Encontro Anual de Líderes 2019 que conheci os demais Talentos da Educação, assim como participantes de outros programas, como Lemann Fellows, Talentos da Saúde e Líderes Públicos.

A rede é composta por mais de 700 membros. São professores, pesquisadores, empreendedores e gestores públicos. Pessoas que atuam no terceiro setor, no setor privado e no governo. Inclusive, alguns deles ocupam cargo no legislativo como deputados federais e estaduais.

Mas, não pense que é um grupo elitizado. Pois, para tornar a rede mais inclusiva é que o programa Pontes de Talentos foi criado. Lá, você vê gente de diferentes regiões, credos, raças, gênero e, inclusive, partidos políticos.

Pelo fato de ser uma rede diversificada é que a torna tão rica.

Posso dizer que de todos os eventos que participei até hoje, esse é o que tinha mais pessoas com objetivos semelhantes aos meus e que lutam por um Brasil melhor.

Adicionar descrição

A prova de que eu estava lá :P

A programação do encontro durou três dias e foi dividida em:

  • Painel com lideranças políticas para falar sobre Desafios do Desenvolvimento do Brasil;
  • Mesas de debate sobre variados temas;
  • Jorge Paulo e Susanna Lemann conversando com convidados da rede;
  • Salas temáticas falando sobre educação, saúde e governo digital;
  • Uma oficina mão na massa para pensar como construir uma rede de valor.
Participação da Marina Silva em um dos painéis sobre mulheres que estão transformando o Brasil

Rolou até um papo rápido com o Jorge Paulo Lemann, que não deixa de estar fazendo um belíssimo trabalho de empreendedorismo social, quando direciona parte dos lucros de seus negócios para gerar impacto através de sua Fundação.

Quando perguntado qual seria seu sonho grande, ele foi pragmático como sempre, e disse que a prosperidade de seus negócios é o que mais importa, para que seja possível continuar investindo nas pessoas dessa grande rede do bem que acreditam no Brasil.

PS: enquanto muitos estavam com medo de pedir uma foto com ele, eu fui lá e pedi. O “não” eu já tinha.

Ainda no encontro, tive a oportunidade de liderar, junto com outros dois parceiros, uma roda de conversa com o tema “Como startups podem trabalhar com o governo?”.

Eu pensei que teria pouca gente interessada no assunto (diante de tantos outros assuntos importantes e pessoas conhecidas no evento), mas ainda assim, estávamos muito empolgados com a ideia. O bacana é compartilhar o que a gente sabe, independente de ter 2 ou 20 pessoas na sala.

Foi então que me surpreendi com o número de participantes e engajamento das pessoas pelo tema. Foi tão legal que decidimos juntos continuar falando e montamos uma lista para nos conectarmos em breve novamente. Caso você se interesse, inscreva-se aqui. Mais do que fazer um primeiro contato, o legal é perpetuar a rede de relacionamento.

Conheci pessoas fora de série por lá e, agora, a ideia é que todos possam se apoiar, fazendo com que as iniciativas locais cheguem mais longe.

Hoje, a rede conta com cerca de 700 pessoas. Imagine quando alcançarmos 10.000 membros? O potencial transformador que ela terá será gigante e, certamente, estaremos mais próximo de um Brasil melhor.

********

E então? Como anda sua rede de relacionamento? O que tem feito para perpetuar ela ou mantê-la como uma forte rede de apoio? Conta para mim nos comentários, será um prazer ouvi-lo.

Eu sou Tiago Giusti, especialista em soluções para o governo nas áreas da educação e assistência social, fundador da startup @portabilis e apaixonado por empreendedorismo social.

--

--

Tiago De Faveri Giusti
Portabilis

Especialista em soluções para o governo nas áreas da educação e assistência social, co-fundador da startup @portabilis e apaixonado por empreendedorismo.