O que te emociona?

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis
Published in
4 min readOct 25, 2020
Imagem por Stefan Keller em Pixabay

No que sou bom? Qual o meu talento?

Eu costumo ter dificuldade ao identificar esses pontos. Às vezes até soa que não sou bom em nada. O impostor interno fala mais alto e abafa a minha essência e a minha expressão.

O que tem me ajudado nesse processo de autoconhecimento é a observação do meu passado, é ver o que eu fui capaz de fazer sem tanto esforço. Outra estratégia é a de ouvir outras pessoas sobre o que se destaca em mim.

Duas pessoas que eu ouço muito em relação a isso são: minha companheira, Bruna Moraes, e o meu sócio, Tiago De Faveri Giusti. É mais fácil para essas pessoas que são tão próximas de mim, identificar e falar.

O Tiago tem uma máxima, ele diz que se te emociona é porque há algo de importante ali que merece atenção.

Na última sexta-feira, ao conversar com a Bruna, eu me emocionei com algumas histórias. Histórias ligadas a pessoas, e como a vida delas foi influenciada de alguma forma por conta de alguma ação que tomei.

Me lembrei do Eliezer Salvato, que trabalhou conosco na Portabilis. No final do ano passado, em nossa confraternização anual, ele disse que eu o impactei com as rodadas de feedbacks e conversas que eu realizo como líder. Disse que o ajudei a clarear alguns pontos que ele não conseguia enxergar. Fui apenas um facilitador para o seu autoconhecimento. Hoje ele não trabalha mais conosco. Quando ele contou que nos deixaria para seguir outro rumo, fiquei feliz. Ele foi viver o caminho dele. Ainda hoje fico alegre ao ver seus passos, quando o acompanho pelo Instagram, vivendo seu sonho.

Lembrei também de um processo seletivo que realizamos na Portabilis ano passado. Três ótimos candidatos foram selecionados, mas só havia uma vaga. Na hora tive uma visão de como seria ótimo contratar os três. Chamei o Tiago e conversamos sobre essa visão, com os três dentro de nosso time, e como eu os enxergava no futuro sendo parte importante do que estamos construindo.

A Camila Meneghetti, aprovada para a vaga de produto, veio, fez um excelente trabalho, cumpriu sua missão e hoje está em outro desafio.

O Antonio, foi encaixado na vaga de suporte, em nosso produto de Assistência Social, o qual ele tinha grande afinidade. Em seu primeiro dia, eu o chamei para almoçar, e apresentei a ele a visão que tinha sobre sua caminhada conosco, se tornando em algum momento gestor de produto, na mesma área. Hoje ele é esse cara, e há pouco tempo entregou o primeiro produto, em um grande desafio.

Para o Willian, criamos a área de Sucesso do Cliente, pois vimos a necessidade dessa implementação no momento que estávamos. Ele fez um excelente trabalho liderando a área. Ajudou a transformar nossa forma de lidar com nossos clientes e se tornou o braço direito do Tiago.

Durante a licença paternidade de nosso CEO, ele estagiou como CEO interino, e novamente, exibiu um ótimo resultado. Recentemente ele foi anunciado como Diretor de Operações da Portabilis.

Há outros casos assim, que sinto ter ajudado de alguma forma, nem que seja com uma visão, uma conversa, um incentivo.

Graças a essas histórias que me emocionam, eu consigo observar e ver o que me move. Meu desejo de ver as pessoas se expressando através do que elas realmente são, investindo naquilo em que são boas e no que gostam de fazer. O que me move são as pessoas!

Engraçado como minha intuição sempre me deu sinais sobre isso, e hoje venho aprendendo a acreditar mais no que eu visualizo.

Olhe você também para o seu passado. O que é natural em você? O que te emociona ou te enche de energia? Sua bússola interna aponta para essa direção.

Se não for tão claro, pergunte às pessoas próximas de você, pode te ajudar a reconhecer quem é você e o que te move.

“Você não pode conectar os pontos olhando para frente; você só pode conectá-los olhando para trás. Portanto, você tem que confiar que os pontos de alguma forma se conectarão no seu futuro. Você tem que confiar em algo — sua intuição, destino, vida, carma, que seja. Essa abordagem nunca me decepcionou e fez toda a diferença em minha vida.” — Steve Jobs

Sou Marcelo Cajueiro, buscador de minha essência e compartilhador do meu processo.

Líder de Tecnologia na Portabilis. Acredito em um mundo onde as pessoas possam descobrir e expressar quem são, e o trabalho deve ser um mecanismo de materialização dos seus talentos e valores.

Para acompanhar o meu trabalho e ler mais textos como estes, basta me seguir no Twitter, Linkedin ou no Medium.

Meus textos são revisados por Bruna Moraes.

--

--

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis

Acredito em um mundo onde as pessoas possam expressar sua verdadeira essência, podendo assim, gerar impacto positivo em seu meio.