Suco de Caju #1

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis
Published in
8 min readJan 9, 2020

Esse é o primeiro Suco de Caju!

Um modo de compartilhar o que ando consumindo, como estou me aperfeiçoando e o que está acontecendo na minha vida que vale ser compartilhado e que pode inspirar outras pessoas.

Cadê o de Caju? Fail! (Foto por freepik)

Em breve no formato de newsletter também!

Vem comigo?

Está rolando na Portabilis

Em novembro eu escrevi esse post sobre como estamos fortalecendo o trabalho em equipe através do famoso kudos (substantivo usado no inglês, que serve para felicitar ou reconhecer o mérito de alguém. É sinônimo de honra, glória e reconhecimento), que a gente chama de Contagem de Golpes.

E hoje eu recebi esse post da newsletter do Trello (recomendo!) que fala justamente da importância dos agradecimentos e reconhecimentos dentro de uma empresa.

Estamos no caminho certo!

Aqui eu contei como tem funcionado o nosso Clube do Livro. Ótimo instrumento de compartilhamento de conhecimento, geração de discussões e nivelamento da equipe. Atualmente estamos lendo o ‘Vivendo a Comunicação Não Violenta’ e já estamos aplicando em conflitos internos!

A Paula Inocêncio, nossa líder do suporte também andou publicando ótimos conteúdos. Aqui ela contou como sobreviveu a 2 anos de trabalho sem salário e o que ela aprendeu com isso. E aqui ela fala como a equipe de suporte conseguiu atender a mais de 1.700 solicitações em poucos meses.

Já no dia 20 de Dezembro (2019) juntamos (quase) toda a galera da Portabilis para a nossa confraternização de fim de ano. Foi lindo!

Fizemos dentro do nosso office. Começamos com uma restrospectiva de gratidão. Ficamos muito emocionados com os relatos das pessoas (eu especialmente com o do Eliezer Salvato ❤️).

Time Portabilis (faltou apenas o Everton Muniz e o Brian Castelan, sdds)

Teve pizza e cerveja, com música ao vivo dos artistas Portabilers, dança com Just Dance, futebol no PS4, muita conversa e risos, além de uma sessão de HIPNOSE (kudos Pierre Silva)! SIMMMM. The best ever.

E o ano está começando com tudo! Nosso CEO Tiago De Faveri Giusti está focadíssimo em finalizar os OKRs organizacionais do ano. Ele fez um trabalho impressionante, entrevistando algumas pessoas da equipe para extrair problemas e possíveis soluções para 2020. Isso tudo colabora pra gente ter essa cultura aberta onde todos são convidados a construir o futuro da empresa!

Não deixe de conhecer mais sobre essa metodologia de planejamento nesse post da Endeavor.

Ah, estamos contratando profissionais incríveis para fazer parte da nossa cultura que visa transformar o mundo!

Temos oportunidades na área administrativa, comercial e na engenharia. Dá uma olhada aqui.

Aplicativo do momento

Quem me conhece melhor sabe o quanto eu valorizo o autoconhecimento. Acredito que vivemos para evoluir constantemente.

Mas, é um baita desafio isso tudo!

Passamos por muitos problemas diariamente. Muitas vezes nossa mente os cria. Outras temos que lidar com emoções e/ou traumas bem complicados.

Eu passei por um período assim ultimamente e encontrei o aplicativo Cíngulo, que tem me ajudado muito. É um app de terapia guiada para ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, ânimo, foco e muito mais.

O que mais gosto nele é o diário, onde consigo escrever o que me deixa bem e o que me deixa mal. Me dá um histórico, assim consigo entender se eu fico mal em determinadas partes do ano, quais acontecimentos periódicos me deixam triste, etc.

PS.: o Cíngulo foi considerado o melhor aplicativo de 2019 para Android.

Leitura! 📚

Sou mestre na arte de ler muitos livros ao mesmo tempo e tenho o dom de não terminar alguns.

Ano passado eu li por volta de 10 livros apenas. A meta era 30. Me faltou consistência no hábito.

Já conhece o GoodReads? Me segue para acompanhar minhas leituras.

No Natal, combinei com a minha namorada, Bruna, de fazermos troca de livros. Vou estender isso como tradição, como presentes natalinos. Já o fiz para os presentes do Tiago De Faveri Giusti e da Aníbia Machado, que ganharam os títulos africanos ‘As alegrias da maternidade’ e ‘O mundo se despedaça’. Ambos os livros relacionados a interesses e momentos da vida dos meus compadres.

Para a Bruna, uma aficionada por suspense investigativo, dei ‘As sete mortes de Evelyn Hardcastle’. E esses livros foram para a nossa estante compartilhada: HQ ‘Entre umas e outras’, ‘A seca’, ‘Stalker’ e ‘Quarto em chamas’.

Comprei todos eles na Tag Livros. Foi a primeira compra para ver o acabamento dos kits, os brindes, etc. São bem legais. Recomendo para amantes literários e para quem quer presentear alguém, pois torna os livros ainda mais especiais.

Da Bruna eu ganhei os livros ‘1984’ e ‘O que é fascismo?: E outros ensaios’ do George Orwell. Em 2019 eu havia lido ‘A revolução dos bichos’ do mesmo autor, e eu achei fantástico, principalmente por conta do paralelo com a realidade dos sistemas políticos.

E… ao ler um post do Nexo sobre o HQ ‘Contos dos Orixás’, fiquei encantado com a ideia de um HQ que conta um pouco da mitologia dos Orixás e com a beleza da arte do Hugo Canuto. Não resisti e comprei.

Para fechar a parte dos “livros novos”, no amigo secreto da Portabilis ganhei da Paula Bonot o título ‘Eneagrama Para Líderes’ (sua linda, acertou em cheio). Ela já havia me falado sobre ele. Na Portabilis eu faço sessões de feedback e “coach” de autoconhecimento com Eneagrama. Esse livro vai ser de grande valia nesse processo.

Tá mas e aí? você só compra ou lê também?

É, tenho vício por comprar livros… mais do que ler. Mas eu li sim!

Lidos no último mês

HQ Neurocomic: A caverna das Memórias ⭐️⭐️⭐️⭐️

Os grandes questionamentos nos acompanham na nossa evolução diária. Você sabe do que seu cérebro é feito? Sabe como funciona nossa memória? Sabe o que é um neurônio? Você já deve conhecer a lagarta de Alice no País das Maravilhas e sua clássica pergunta: “Quem é você?”.

NEUROCOMIC: A CAVERNA DAS MEMÓRIAS é uma viagem através do cérebro humano — um lugar repleto de florestas de neurônios, cavernas escuras que abrigam lembranças adormecidas e enormes castelos ruídos pela ilusão. Ao longo dessa surpreendente jornada, você vai encontrar seres estranhos que habitam os recantos mais obscuros da nossa mente, como lulas gigantes e lesmas marinhas que tocam banjo, além dos grandes pioneiros da neurociência.

Gostei muito do HQ. É lindão, uma história rápida de ler, mas muito difícil de lembrar depois. Tem muitos termos que remetem o tempo do ensino médio, das aulas de Biologia (e que eu fiquei em recuperação em todos os anos… tsc).

Ótima dica aos adolescentes que estão estudando o tema.

Romance investigativo A Seca. ⭐️⭐️⭐️⭐️

Não chove em Kiewarra, Austrália, há dois anos. As tensões na comunidade agrícola tornam-se insuportáveis quando três membros da família Hadler são encontrados mortos em sua propriedade. Todos acham que Luke Hadler matou a esposa e o filho de seis anos de idade e depois cometeu suicídio. Apenas a filha mais nova, ainda bebê, sobrevive.

O policial Aaron Falk retorna à sua cidade natal para os funerais e se vê atraído para a investigação. Enquanto a suspeita paira sobre todos os moradores da cidade, Falk é forçado a confrontar a comunidade que o rejeitou a vinte anos atrás. Um segredo que ele pensou estar enterrado há tempos ameaça voltar à tona com a morte de Luke. Velhas feridas se reabrirão nesta cidade árida.

É uma leitura boa, mas não é um livro que te prende. Demora até desenrolar a trama, mas o último 1/4 do livro, devorei para acabar com o suspense.

Curiosidade: trágica coincidência. A história ocorre na Austrália que nesse momento passa por uma seca histórica, seguida por incêndios.

Estou lendo atualmente

Estou na metade do livro que ganhei de aniversário do Tiago De Faveri Giusti e da Aníbia MachadoA menina da montanha.

Eleito o livro do ano (2018) pela Amazon. Escolhido como um dos livros do ano pelo Bill Gates e indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama, além de figurar entre a lista dos mais vendidos do NYT.

Está muito foda! Saiba de fato o que é fanatismo, machismo, violência familiar e a importância da educação na vida das pessoas.

E continuo a ler ‘Vivendo a Comunicação Não Violenta, objeto atual do Clube do Livro da Portabilis.

Tema extremamente importante para acabar com conflitos em relações, sejam elas entre familiares, no trabalho, na política, na religião, etc. Muito importante para ajudar na construção de uma sociedade mais harmoniosa e que se respeita, além de ser ótimo para curar traumas.

Vale ler e praticar, mas é desafiador!

Música! 🎵

Venho sendo inspirado pelas indicações da Bruna. Depois de um período viciado em Belchior, agora é a vez de Post Malone. Com ênfase nos hits Sunflower e Take what you want (com o Ozzy Osbourne!!!).

Para trabalhar, venho ouvindo a playlist Japanese Lofi HipHop (kudos Éber). Destaque pra maravilhosa música Anata de Lilic, que me fez chegar nessa música e nesse canal de youtube com músicas orientais fantásticas. Que por sua vez me levou ao álbum Fight Your Deamons de Thaehan.

E para fechar, uma música muito antiga que reapareceu no meu spotify.

Séries e Filmes 🎥

Eu nos últimos anos tenho assistido relativamente poucas séries e filmes. Mas… até que esse fim de ano eu assisti algumas coisas, pois fiquei a maior parte do tempo com a minha namorada. (Bem raro eu assistir coisas sozinho, prefiro leitura, meditação, etc).

Séries

  • The Mortified Guide ⭐️⭐️⭐️⭐️. Assistindo quando precisamos de um humor leve;
  • Queer Eye ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. Me surpreendeu. Quando a Bruna falava sobre, eu meio que revirava o olho. Mas é uma sessão de terapia para os escolhidos pelo programa e uma sessão de empatia para quem assiste;
  • This Is Us ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. Assistindo a passos lentos, mas é foda;
  • Friends ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. Vendo episódios aleatórios para matar a saudade;
  • Amor Moderno ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. Finalizado. É lindo;
  • Anne with an E ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. Série do momento, fodástica! Mostra uma menina que passou por muita treta e que tem uma linda visão do mundo, onde tudo é carregado por MUITA emoção. Eu e a Bruna choramos em todos os episódios da 1ª temporada. Estamos na 2ª no momento.

Filmes:

  • Beleza Oculta ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • O Poderoso Chefão ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • Green Book: O Guia ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • Watchmen O Filme ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • História de um Casamento ⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • A Vida em Si ⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • Star Wars: O Despertar da Força ⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • Prenda-Me Se for Capaz ⭐️⭐️⭐️⭐️;
  • Austin Powers 1 e 2 - ⭐️⭐️⭐️⭐️ para os jargões, ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ para os trocadilhos, ⭐️⭐️⭐️ estrelas para o filme como um todo;
  • Especial de Natal Porta dos Fundos 2018 e 2019 ⭐️⭐️⭐️⭐️;

E então? Gostou da ideia do Suco de Caju? Se for impactado por algo do que falei, não deixe de me contar! E me siga nas redes sociais para receber o próximo suco fresquinho.

Eu sou Marcelo Cajueiro, CTO da Portabilis, empresa que conecta e transforma pessoas para mudar o mundo através de soluções nas áreas de educação e assistência social.

Eu acredito que o trabalho, a família, o amor, o cuidado pessoal e a espiritualidade caminham juntos na minha vida, buscando sempre evoluir para consequentemente colaborar com a evolução dos outros.

--

--

Marcelo Griggio Cajueiro
Portabilis

Acredito em um mundo onde as pessoas possam expressar sua verdadeira essência, podendo assim, gerar impacto positivo em seu meio.