Quando você pensa na Bíblia, pensa em música?

Michael L. Brown, PhD

Victor Castro
PORTAL 132
3 min readJan 27, 2024

--

Esse artigo é uma tradução do capítulo 11 do livro “The Power of Music”, escrito pelo Dr. Michael L. Brown.

Quando você pensa na Bíblia, pensa em música? Você percebe que a música desempenhou um papel importante nas Escrituras? Vamos parar por um momento e considerar isso:

  • Cada um dos salmos foi escrito para ser cantado, incluindo o amado Salmo 23, começando com “O SENHOR é o meu pastor”. Isso era um cântico, escrito com uma melodia distinta.
  • O Cântico dos Cânticos era exatamente isso, um cântico, e o mais sublime de todos os cânticos (Ct 1:1).
  • O templo estava cheio de milhares de músicos e cantores (1 Crônicas 6:31–32; 23:5).
  • A música ungida pode afastar a opressão demoníaca (1 Samuel 16:23).
  • A música ungida pode aprimorar o ministério profético (1 Samuel 10:5; 2 Reis 3:15).
  • Às vezes, os profetas cantavam suas mensagens (Isaías 5:1).1
  • Toda a terra é chamada para “cantar ao SENHOR um cântico novo”, de acordo com o Salmo 96:1, não “ensinar um novo ensino” ou “pregar uma nova pregação”. Cantamos esse novo cântico em resposta à grande salvação do Senhor (Salmo 98:1).
  • As criaturas angelicais e os anciãos diante do trono de Deus cantam um novo cântico para Ele, assim como os redimidos (Apocalipse 5:9; 14:3).
  • Sião era conhecida por seus cânticos, mesmo entre as nações (Salmo 137:3).
  • Depois que os filhos de Israel passaram pelo Mar Vermelho, eles cantaram (Êxodo 15:1).
  • Quando o Senhor libertou Débora e Baraque de seus inimigos, eles cantaram (Juízes 5:1).
  • Quando Davi e os filhos de Israel trouxeram a arca para Jerusalém, fizeram isso “celebrando diante do SENHOR, com cânticos e alaúdes e harpas e pandeiros e castanholas e címbalos” (2 Samuel 6:5). Davi dançou intensamente também! (Veja 2 Samuel 6:14–16, 20–23.)
  • As Escrituras nos exortam a usar todos os tipos de instrumentos musicais para louvar a Deus (Salmo 150).
  • As Escrituras nos exortam a cantar e fazer melodia em nossos corações para o Senhor (Efésios 5:19; Colossenses 3:16).
  • As montanhas, colinas e rios são chamados para cantar de alegria e bater palmas (Veja Salmo 98:8 e Isaías 55:12, e observe Salmo 47:1, onde todos os povos são chamados para bater palmas e “clamar a Deus com cânticos de alegria!”)
  • Um dia “os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos; alegria eterna estará sobre as suas cabeças; obterão alegria e felicidade, e a tristeza e o suspiro fugirão” (Isaías 35:10).
  • O céu está cheio de música e cântico (Apocalipse 15:3).

Nós não deveríamos dar mais atenção à importância espiritual da música e do cântico? Não deveríamos considerar novamente o potencial de tocar o coração de Deus, edificar Seu povo e alcançar o mundo por meio de canções ungidas? Não deveríamos reexaminar como maximizar o incrível e poderoso meio da música? Nós deveríamos perguntar como podemos colaborar com Deus para mudar o mundo, um cântico de cada vez.

Pessoalmente, encontrei Deus muitas vezes sem música, sozinho em meu quarto, prostrado em oração, e esses encontros foram avassaladores e intensos. E muitas vezes fui surpreendido pela verdade de Sua Palavra, sozinho com minha Bíblia, sem o som da música. Mas, oh, aqueles momentos extraordinários em que O encontrei no meio de uma adoração poderosa, quando a música certa no momento certo me transportou para outro lugar, onde a única saída era chorar de joelhos, tão derretido pelo Seu amor, ou saltar e dançar porque estava arrebatado pela Sua alegria. E, oh, por aqueles momentos sagrados em que um líder de louvor sensível direcionou o rebanho na direção certa, e de repente toda a atmosfera da reunião mudou, e toda a atenção estava em Jesus, o Rei.

Olhe as palavras de um de seus hinos ou músicas cristãs favoritas e leia, não cante, essas palavras em voz alta. A mensagem ainda é boa, mas algo está faltando. Agora ouça essas palavras conforme são cantadas. Que diferença! (Eu usei a poderosa e profética música de Keith Green, “Asleep in the Light”, como um ótimo exemplo disso. As palavras na página ainda nos falam, mas apenas sussurrando. Mas quando cantadas por Keith Green, elas perfuram o coração. Ou leia a letra de “I Dreamed a Dream” de Os Miseráveis. Certamente transmitem uma mensagem. Mas depois ouça-as sendo cantadas — com sua melodia encantadora, mas assombrosa — e elas dilaceram as emoções.)

--

--

Victor Castro
PORTAL 132

partindo o pão e tendo os olhos abertos para o reconhecimento de Cristo uns nos outros