Por que eu acredito em Empresas Livres

Um pouco sobre o que me faz sair da cama de manhã

Eu acredito que vivemos um período de transformação de proporções grandes. Como eu gosto de dizer, há algo de grandioso acontecendo no mundo.

As empresas têm buscado inovação. As grandes corporações investem uma grana nisso. As startups tentam ser mais ágeis, mais rápidas, mais escaláveis e mais enxutas. Agora grandes corporações compram startups e agora querem criar suas próprias startups.

Mas o que está acontecendo no mundo vai além disso.

Não precisamos de inovação. Não precisamos de novos modelos de gestão.

Precisamos de novas estruturas.

Precisamos de um novo sistema.

Fato inquestionável. 95% das pessoas que trabalham em empregos estão insatisfeitas com suas vidas. Tá bom, talvez você questione os 95%. Uma pesquisa mostrou que eram 70%. Mas eu acho que 25% mentiram na pesquisa com medo de serem mandadas embora.

Aí eu penso. Se tem tanta gente insatisfeita assim, por que é que elas não saem?

Resposta #1: Por que não há para onde ir.

Quem sair do mundo corporativo vai se arriscar numa vida insana e bizarra de empreendedor. Vai arriscar demais. E nem todo mundo consegue arriscar assim. Há muito em jogo.

Resposta #2: Porque as pessoas não sabem fazer outra coisa.

A gente criou uma sociedade de pessoas que não sabe fazer outra coisa senão trabalhar no seu emprego. Como diz meu amigo Fabio Novo, a gente só aprendeu a jogar um único videogame. Só sabemos como ser bons funcionários.

Eu lembro o caos que minha vida ficou quando saí do meu emprego. Eu vi que não sabia fazer nada. Só sabia montar planilhas, fazer politicagem e achava que sabia vender.

E é por isso que eu acredito em Empresas Livres.

Empresas Livres não são apenas fruto de inovação. Não é apenas um novo modelo de gestão.

Empresas Livres são o começo de um novo sistema.

Um sistema que permite explorar a potencialidade máxima de cada indivíduo. Um sistema que te permite redescobrir quais são suas habilidades, que te dá a possibilidade de explorar suas paixões, onde você pode evoluir infinitamente.

Um sistema que te permite ser quem você é de verdade.

Por isso eu acredito em Empresas Livres.

Porque a verdadeira felicidade só acontece quando você pode ser quem você é. E nas empresas normais não dá pra ser quem você é. É incompatível.

O que está acontecendo no mundo é o surgimento de pessoas com um nível de consciência diferente. Pessoas que se importam umas com as outras. Que não querem prejudicar nem passar por cima de ninguém. Pessoas que querem confiar. Pessoas que querem se reconectar com a natureza, que querem aplicar a espiritualidade no dia a dia. Pessoas que querem viver de uma forma menos louca, menos insana, deixando de correr atrás do próprio rabo.

Por isso eu acredito em Empresas Livres.

Porque Empresas Livres são o espaço de encontro dessas pessoas que enxergam o mundo da mesma maneira.

Os jovens de hoje em dia e as crianças que vão vir pro mercado de trabalho não vão trabalhar por um salário fixo, não vão cumprir horas, não vão se limitar a uma única atividade e não vão querer uma carreira. Elas querem ser elas mesmas.

Por isso eu acredito em Empresas Livres.

Porque o surgimento de Empresas Livres é a preparação para um sistema que vai acolher esses jovens e essas crianças.

Eu não sei onde isso vai dar. Não sei o caminho das pedras e nem sei o passo a passo. Eu só sei o começo.

E acho que Empresas Livres são o começo.

* * *

Onde você pode saber mais sobre Empresas Livres?

Como comecei uma empresa horizontal.

O que é o Movimento Empresa Livre

Hangout Baobbá — O que é uma Empresa Livre

Grupo no Facebook: Empresa Livre