Comunicação de massa na conscientização do Covid-19

Jornal Expresso
Portal Expresso
Published in
4 min readMar 24, 2020

Quais medidas estão sendo adotadas para incentivar a quarentena e como os veículos de massa influenciam nesse processo

Kauê Soares

Foto: Marco Civil da Internet Thinkstock/VEJA

Devido ao momento epidêmico que estamos vivendo e de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos eventos, shows, gravações de novelas estão sendo adiadas ou canceladas para que o novo Coronavírus, não se propague contaminando maior quantidade de pessoas.

Perante essa situação, por possuírem grande poder de influência, artistas, cantores, emissoras de televisão, influenciadores digitais e plataformas de streamings estão adaptando suas programações para incentivar o isolamento social e cuidados necessários para a não propagação do vírus.

Como as figuras públicas estão agindo nessa situação?

Com tanta responsabilidade em mãos muitos artistas, cantores e influenciadores digitais estão buscando maneiras de conscientizar seus seguidores através de suas redes sociais.

Uma das medidas de conscientização foi a produção de lives na plataforma Instagram, medida essa que chamou bastante a atenção do público.

“Eu abri meu insta e tava todo mundo fazendo live” comentou um usuário do aplicativo.

Os conteúdos variam, mas todos possuem o mesmo objetivo, mostrar o que fazer e como se descontrair nessa quarentena dentro de suas próprias casas, além de maneiras de prevenção da contaminação do vírus. Muitas pessoas se inspiram nesses nomes e acabam seguido o que eles falam e fazem.

A cantora Anitta foi uma das primeiras a utilizar essa ferramenta, com mais de 45 milhões de seguidores, a cantora produz três lives diárias.

Cada uma com um conteúdo diferente. A primeira acontece às 10h, onde convida um preparador físico, para dar dicas de atividades físicas fáceis de fazer sozinho e em casa. Já ao meio-dia convida um(a) cozinheiro(a) para preparar um almoço vegano e às 18h tem aula de francês.

O apresentador Fabio Porchat está produzindo lives em seu Instagram entrevistando outros artistas, para saber como estão reagindo e o que estão fazendo nessa quarentena. Já participaram com ele, o também apresentador Luciano Huck, a atriz Bruna Marquezine, a apresentadora Xuxa além de outros grandes nomes da televisão.

A atriz Marina Ruy Barbosa usou seu Instagram, para falar sobre saúde mental, em um live com a Dra. Camila Magalhães — psiquiatra que ensinou maneiras de como não agir nessa situação e como manter a calma, para que outros problemas te consuma, tornando assim você mais vulnerável.

Já o DJ Pedro Sampaio, que é o grande nome da música no momento também está usando da sua influência para conscientização, contando com em média 2,5 milhões de seguidores, suas lives são geralmente fazendo shows em sua própria casa. Mostrando que as pessoas podem curtir uma balada com segurança na quarentena dentro de casa.

Ainda no Instagram, a Universal Music está produzindo um mega evento para os amantes de música. O evento acontece entre os dias 20 e 29 de março o, Festival Música em Casa, que conta com a presença diversos nomes da música, Sandy, Felipe Araújo, Vitão, Léo Santana, Michel Teló, Paula Fernandes, Luísa Sonza e muitos outros artistas que estão preparando grandes shows em casa e no comando do festival está ela, Sabrina Sato.

Mas como funciona esse festival? Cada artista em seu próprio Instagram faz uma live no horário do show, cantando seus maiores sucessos e interagindo com o público durante uma hora. Então você pode curtir de graça e sem sair de casa.

Foto: Divulgação

E as emissoras de televisão o que estão fazendo?

Sendo hoje a maior emissora do Brasil, a rede Globo foi a primeira a tomar providencias, cancelando de imediato as plateias nos programas, para evitar aglomerações e não colocar a vida das pessoas em risco.

Em seguida a emissora afastou todos os funcionários que estão no grupo de risco, acima de 60 anos, diabéticos, asmáticos e hipertensos. Mas ainda assim os outros artistas e funcionários estavam correndo risco.

No dia 16 de março a emissora decretou que as gravações das novelas estavam suspensas e os artistas haviam sidos dispensados devido a pandemia que estamos vivendo. Medida que em 50 anos, nunca havia sido tomada.

A nova grade das programações foi anunciada no dia 17 de março, todas as novelas serão exibidas até os últimos episódios gravados, em seguida serão substituídas por reprises de grandes sucessos do canal. Quando a situação voltar ao normal as novelas voltaram ser gravadas e exibidas normalmente.

O programa The Voice Kids Brasil também será substituído por reprises das suas últimas três edições.

Foto: divulgação @sitealoalobahia

Maratonar séries e filmes é uma alternativa para não sair de casa

A plataforma de streaming, Netflix, também está incentivando o isolamento e cuidados, liberando então vários filmes e séries novos para a galera maratonar e não sair de casa.

São alguns deles: Jogos Vorazes, parte um e dois, Carta ao Rei, O poço e vários outros filmes e séries.

Faça sua parte também!

A situação é crítica, porém se cada um se conscientizar e fizer o seu papel, logo a situação ameniza e podemos voltar as nossas atividades normais. Ficar de quarentena não significa que nunca mais vamos sair de casa, é apenas uma maneira de evitar a propagação do vírus, diminuindo cada vez mais a quantidade de infectados.

Faça sua parte, alerte seus familiares e tudo vai dar certo.

Edição: Nayara Paiva

Clique em Clap quantas vezes quiser — eles vão de 1 a 50 — e contribua com nossos redatores! Nos acompanhe no Facebook e no Instagram e interaja com a gente, deixando sempre sua opinião e sugestões nos comentários!

--

--