Do TCC para as livrarias: o lançamento do livro Reféns — quando o preconceito vence a medicina

Jornal Expresso
Oct 6, 2017 · 3 min read

Por: Demetrius Junior

Foi lançado no último sábado (30), na Livraria Nobel em Sorocaba, o livro-reportagem ‘Reféns: quando o preconceito vence a medicina’ escrito pelos ex-alunos de jornalismo do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), Fábio Duran e Joana Maria. Abordando o tema da utilização da maconha como método medicinal, a obra conta com relatos em jornais, revistas ou até mesmo palestras de pessoas envolvidas com o tema no Brasil.

Resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC), com o objetivo da promoção do debate acerca do assunto e do aprofundamento do tema do uso da maconha como remédio. Foi lançado pela Editora Schoba, a qual possui o direito de edição, publicação, divulgação e comercialização da obra.

A escritora Joana Maria, ao comentar sobre os relatos escritos, afirma que há preconceito e resistência da sociedade e até dos próprios beneficiários do uso “O pai de uma jovem, em entrevista concedida, nos contou que cresceu em uma sociedade em que fumar é feio e maconheiro é uma pessoa muito julgada. De repente ele se encontrou em uma situação em que ele estava precisando daquilo”.

“Nós somos reféns do nosso preconceito. Primeiro nós vencemos nosso preconceito, depois buscamos a solução que até então a sociedade não permite, que a família ensinou ao contrário e de repente nosso preconceito some”, concluiu, mostrando o quão naturalizado é o preconceito e rejeição ao uso da maconha.

O lançamento, que aconteceu na Livraria Nobel, contou com cerca de 30 presentes que acompanharam as falas dos escritores, além de uma sessão de perguntas sobre o trabalho realizado.

Estudantes e professores de jornalismo do CEUNSP prestigiaram o lançamento. (Foto: TV Expresso)

“A maconha é uma droga ilegal. A partir do momento que você fala que usa maconha para viver já existe uma certa retaliação da sociedade em si e a ideia é reverter essa situação, trazendo informação para que antes da pessoa julgar, ela tenha essa informação” comenta Fábio Duran.

Presente na Bienal do Livro no Rio de Janeiro e finalista do Prêmio Intercom do ano de 2017, o livro ‘Reféns: quando o preconceito vence a medicina’ conta com 15 capítulos, totalizando 164 páginas, representando um importante trabalho jornalístico e de grande interesse público.

O livro está disponível para compra online no site da Editora Schoba e, ainda por cima, com frete grátis para todo país. Acesse o link e garanta seu exemplar.

Confira a reportagem da TV Expresso sobre o lançamento:

Portal Expresso

Projeto de Agência Experimental de Comunicação e Artes de…

Portal Expresso

Projeto de Agência Experimental de Comunicação e Artes de Jornalismo do CEUNSP. Doses semanais de conteúdos originais sobre: política, economia, esporte, entretenimento e podcast.

Jornal Expresso

Written by

Informação rápida e eficiente até você!

Portal Expresso

Projeto de Agência Experimental de Comunicação e Artes de Jornalismo do CEUNSP. Doses semanais de conteúdos originais sobre: política, economia, esporte, entretenimento e podcast.