Fora do metro quadrado

O vereador Marquinhos Magnum começou a trabalhar aos 13 anos e hoje atua em função do povo portofelicense

Jornal Expresso
Portal Expresso
3 min readApr 23, 2019

--

Eduarda Vieira

Marco Antonio Campos Vieira, de 62 anos, mais conhecido como Marquinhos Magnum, começou a sua vida adulta muito cedo. Iniciou sua carreira profissional na prefeitura municipal aos 13 anos de idade — como office boy — e depois disso, já na década de 80, foi metalúrgico, mas também trabalhou como vendedor de café e representante comercial.

Marquinhos Magnum | Foto: Ass. imprensa da Câmara Municipal de Porto Feliz

No ano de 1986 até 1997, Marquinhos trabalhou na Delegacia de Polícia de Porto Feliz, cidade em que reside atualmente, onde iniciou como encarregado pela expedição de carteiras de identidade (RG) da 138º CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) de Porto Feliz e agente de telecomunicações policial pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Em paralelo, Marquinhos continuou a trabalhar com sua banda, Magnum Band, fundada em 1980 com seus amigos e seu pai professor, taxidermista e diretor João Campos Vieira. Seguindo sua paixão, ele também estudou música clássica no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” e jazz na escola de música Clam, em São Paulo.

Envolvimento com a política

Marquinhos conta que nunca sentiu interesse em participar diretamente da política local, mas que seu falecido e querido amigo Carlinhos do PT o motivou a candidatar-se, soando como uma grande aposta para colaborar com a cidade, e em 2008 ele candidatou-se a vereador pela primeira vez.

Longe de promessas e “politicagem”, Marquinhos, sempre humilde e empático, a princípio buscou diagnosticar a fonte da carência dos moradores da cidade, ouvindo e fazendo o famoso “porta a porta” para apresentar suas propostas. Sapatos e mais sapatos foram gastos para que ele conseguisse ouvir parte significativa das pessoas que residem em Porto Feliz.

Gabinete Móvel Itinerante | Foto: divulgação/Marquinhos Magnum

Eleito no primeiro mandato (2009) com 508 votos, Marquinhos teve a ideia de adaptar sua antiga Kombi, que usava para transportar os instrumentos de sua banda, para ser o primeiro gabinete móvel itinerante de Porto Feliz. Ele explica que a ideia consiste basicamente em ir até a população para ouvi-la, em vez de simplesmente limitar-se ao seu gabinete fixo, a um metro quadrado, dentro da Câmara Municipal.

Na segunda eleição disputada, resultado de seu projeto do Gabinete Movél Itinerante e de sua nomeação ao cargo de delegado federal parlamentar (municipal) pela CONFEP (Conselho Federal Parlamentar), Marquinhos foi o vereador mais votado da história de Porto Feliz, com 1.360 votos, e ganhou a confiança do povo, pois trabalha com projetos antidrogas, contra a pedofilia e a favor do meio ambiente, ainda ministrando palestras em escolas aos adolescentes.

Com uma mesa branca, duas cadeiras e um guarda-sol, Marquinhos conquistou o coração de seus eleitores e mostrou que não é necessário uma proposta mirabolante para se fazer história dentro da política. A ideia que surgiu durante as campanhas no ano de 2008 é tocada até hoje, sendo ele a primeira pessoa a criar algo do gênero.

Em pontos estratégicos e bem movimentados, Marquinhos, aos fins de semana, atende a população com seu gabinete, se colocando à disposição para esclarecimentos e ajuda. Após a população ser ouvida, leva até a Câmara Municipal e transforma os pedidos em indicações, que serão lidas nas sessões decorrentes.

Marquinhos Magnum | Foto: Ass. imprensa da Câmara Municipal de Porto Feliz

Com seu carisma, paciência e humildade, conversa, ouve e dá à população aquilo que lhe é básico: atenção.

“Nós parlamentares somos funcionários do povo. Estamos aqui para ouvir e fazer aquilo que a população deseja. Sem mais!” — Marquinhos Magnum

Edição realizada por Gabriela Prado.

Clique em Clap quantas vezes quiser — eles vão de 1 a 50 — e contribua com nossos redatores! Nos acompanhe no Facebook e no Instagram e interaja com a gente, deixando sempre sua opinião e sugestões nos comentários!

--

--