O ouro que abre as portas para o crescimento do futsal

Com a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, espera-se que o futsal seja um esporte mais popular

Jornal Expresso
Portal Expresso
4 min readApr 22, 2019

--

Otávio Henrique Dias

O futsal é um dos esportes mais populares do Brasil e todo mundo que gosta de futebol já deve ter praticado a modalidade. Porém, o esporte muito praticado ainda não é algo aclamado pelo público; não se vê a aceitação que existe no futebol de campo, com milhares de pessoas assistindo.

Time de Yuri nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude 2018, em Buenos Aires | Foto: arquivo pessoal

No time campeão olímpico lá estava Yuri Gavião, de 18 anos, morador da cidade de Indaiatuba. Fixo de São José, ele acredita que, após o ouro — obtido nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude 2018, em Buenos Aires — , o futsal tem tudo para crescer cada vez mais e virar um esporte aclamado pelo público. “Eu espero que o futsal cresça, já em vista que os nossos jogos nas olimpíadas sempre contaram com um bom público e com muita audiência pela TV e internet, o que já dá pra notar que muita gente está curtindo a modalidade”, comenta.

Além da luta pela popularidade do esporte, existe um projeto para que o futsal seja incluso nos jogos olímpicos. A ideia era que já em 2020 o esporte já fizesse parte do maior evento esportivo do mundo. Infelizmente, o Comitê Olímpico não aprovou sua inclusão já nos jogos de Tóquio, mas mesmo assim a luta continua para que isso aconteça.

Yuri em quadra de futsal | Foto: arquivo pessoal

Um dos cabeças do movimento para tornar o esporte olímpico é nada mais nada menos que Falcão, o brasileiro considerado o melhor jogador da história. Em 2007, Falcão disputou os jogos pan-americanos do Rio, no qual foi medalha de ouro. Na ocasião, o futsal entrou como uma modalidade-exibição a pedido de Carlos Arthur Nuzman, o então presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Porém, a Organização Desportiva Pan-Americana considerou o futsal não um esporte, mas uma ramificação do futebol.

Expectativas para as Olimpíadas e a visão de quem participa

O futsal já provou ser um esporte com a cara das olimpíadas, ginásios cheios e um jogo dinâmico que não deixa o público em um marasmo — que muitas vezes acontece no futebol de campo. O esporte pode ter seu dinamismo comparado até com o basquete, no qual o jogo sempre tem atitudes ofensivas deixando o público mais entusiasmado com um jogo emocionante. Yuri também acredita na inclusão do futsal nas olimpíadas e acha até que deveria ser incluso já em 2020.

“Eu acredito que já deveria estar nas Olimpíadas de 2020! Conseguimos provar para os expectadores que a nossa modalidade é empolgante e cheia de surpresas, dando ao público vontade de acompanhar todos os jogos! Acredito que a nossa modalidade vire olímpica sim”.

Espera-se que em 2024 o esporte possa ser visto nas Olimpíadas e que o Brasil esteja no topo do pódio. Por hora, o Brasil é o pais que mais se move para que o futsal se torne olímpico, contando com o apoio não só do Falcão, mas também com o da Rainha do futebol, Marta. A expectativa é que o Comitê entenda que a Olimpíada precisa do futsal, um esporte emocionante que faz parte da vida de muitos brasileiros, inclusive de jogares do futebol de campo que começaram na modalidade; o que fica é o relato de quem sentiu a emoção e o orgulho de ouvir o hino nacional brasileiro do lugar mais alto do pódio.

Yuri Gavião | Foto: arquivo pessoal

“Foi uma sensação única! Sinceramente não tenho palavras para descrever o que cada um sentiu após o título. Toda vez que eu me lembro do juiz apitando o fim do jogo eu me arrepio, inclusive agora! Acho que isso fez provar que o nosso país é de grande influência com a bola nos pés [risos], pois temos o rei do futebol, rei do futsal e a rainha do futebol. Essa olimpíada não poderia ser melhor se não fosse com o ouro brasileiro”, encerra Yuri.

Edição realizada por Gabriela Prado.

Clique em Clap quantas vezes quiser — eles vão de 1 a 50 — e contribua com nossos redatores! Nos acompanhe no Facebook e no Instagram e interaja com a gente, deixando sempre sua opinião e sugestões nos comentários!

--

--