Reeducação alimentar: Mudança no estilo de vida

Jornal Expresso
Portal Expresso
Published in
3 min readNov 19, 2020

Reeducação alimentar vai além da estética, é um modo de vida saudável. Mudar os hábitos alimentares proporciona um estilo de vida melhor

Poliana Pascali

Imagem: reprodução internet

“Você está uma bomba relógio’’, essas foram às palavras que a estudante de direito Patricia Gomes escutou do seu médico com apenas 29 anos. Diabética, hipertensa, pesando 110 kg e com várias complicações da obesidade, para ela foi um momento doloroso e assustador escutar a fala do médico, mas também, foi um despertar para uma mudança de mente e hábitos saudáveis. “Naquele momento eu caí em si e percebi que não podia deixar minha filha e que eu tinha que lutar por mim’’, conta.

A estudante de direito, hoje com 31 anos, sofreu com a obesidade desde a adolescência, onde cresceu acompanhada de hábitos poucos saudáveis, como alimentação e sedentarismo, mas por amor a vida e pela sua família decidiu buscar mudanças, foi onde procurou ajuda de profissionais como psicólogo e nutricionista.

Patrícia iniciou a reeducação alimentar e chegou a emagrecer 69 kg. “O que no começo foi um sacrifício, hoje eu vejo como qualidade de vida. Me sinto saudável e contínuo mantendo os novos hábitos e acompanhamento com a nutricionista”, comenta.

Imagem: Arquivo pessoal Patricia Gomes

A reeducação alimentar é sem dúvidas a melhor maneira de emagrecer saudável, pois consiste em aprender a se alimentar de forma correta, com alimentos de baixo teor de gorduras, carboidratos, açúcares e produtos industrializados. Substituindo por frutas, legumes, vegetais e carnes magras. Para muitos, aparenta ser um método mais demorado, porém se aprende um novo estilo de vida, evitando muitas vezes aquele efeito sanfona, que existente em dietas milagrosas. Sem contar que manter hábitos saudáveis ajuda na melhora da qualidade de vida e evitar futuras doenças.

Mais saúde

O Jornal Expresso conversou com a nutricionista Thaís Borges, onde explicou que passar por uma reeducação alimentar não significa deixar de se alimentar com suas comidas preferidas, porém, buscar um equilíbrio ao consumo de alimentos poucos nutritivos.

A nutricionista deu dicas também para uma boa reeducação alimentar e vida saudável:

• Encontre o equilíbrio entre os prós e contras dos seus gostos rumo a uma vida mais saudável e não esqueça que é a sua qualidade de vida que pretende melhorar;

• Estabeleça metas a curto e longo prazo, crie uma rotina, pratique exercícios físicos;

• Durma bem.O sono promove o descanso e tem função reparadora, ajuda na produtividade, bem estar e concentração. Tente descansar pelo menos 7 horas por noite;

• Beba bastante água. A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Tome em média 2 litros por dia;

• Faça boas trocas, prefira alimentos naturais aos industrializados.

•Comece aos poucos, as mudanças alimentares devem ser feita de maneira lenta e gradual, evitando assim a chance de se frustrar e desistir.

Mudar os hábitos buscando qualidade de vida melhor só traz benefícios. Nutrir o corpo vem acompanhando de uma mente mais sã, jovialidade e disposição. Que tal começar hoje essa prática?

Lembrando: procure sempre um profissional de saúde.

Edição: Kauê Vitor

Revisão: Aline Priscila

Acompanhe o Jornal Expresso nas redes sociais: Instagram: @expressofcad Facebook: Jornal Expresso e Twitter: @expressofcad

--

--