Unidos por uma paixão

Jornal Expresso
Portal Expresso
Published in
2 min readMay 9, 2017

Por Rafael Jean

Quando se fala em futebol, o brasileiro enche o peito de orgulho, pronto para abraçar a sua camisa e se defender do rival. Fato é que, em qualquer bar ou em qualquer rodinha de amigos, alguém vai sempre falar e opinar sobre futebol.

Porém, nem sempre se trata da “bola no pé”. Mas um estilo diferente de futebol vem ganhando o coração dos brasileiros, e a perspectiva é que ele fique mais popular a cada ano. O Futebol Americano vem crescendo no cenário esportivo do Brasil, cativando um grande numero de fãs e adeptos dessa modalidade. E no interior Paulista não é diferente.

Na cidade de Salto, um grupo de jovens apaixonados por futebol americano fundou o time que leva o nome da cidade. O Salto Dark Wolves nasceu em 2016 após o término de outro time, o Salto Flames. Foi idealizado pelo técnico Allan Barbosa, que contou com ajuda de familiares e amigos para a fundação da equipe. Segundo Barbosa, a criação foi algo simples, pois é um esporte que aceita qualquer tipo físico e abre espaço para todos. O esporte promove essa unidade, em que todos juntos, busquem um bom resultado final. O principal objetivo do time é a socialização e “ocupação da cabeça dos jovens”, buscando paralelamente um espaço no cenário de visibilidade para modalidade no Brasil.

A principal dificuldade nesse início está sendo em encontrar patrocínio, pelo fato de ser algo novo e ainda não ter grande visibilidade. Para sanar essas dificuldades, a equipe está buscando parcerias, usando as redes sociais e outras mídias como forma de divulgação. A “alcatéia” tem trabalhado arduamente na promoção de uma boa estrutura de equipe, fazendo rifas e usando de outros meios para arrecadar dinheiro para o time. Além da compra e manutenção de equipamentos, o Salto Dark Wolves sonha com projetos sociais, trazendo eventos, palestras, e a abertura de uma escolinha de futebol americano, que seria a primeira no Estado de São Paulo. Por isso ressaltam a importância de patrocinadores inseridos no projeto.

De acordo com o técnico Allan Barbosa, nesse ano de 2017, o time vai treinar muito e fazer amistosos contra as equipes que já fazem parte do campeonato paulista, e conclui afirmando que em 2018 o objetivo do Salto Dark Wolves é integrar a competição estadual e ter reconhecimento no futebol americano do Brasil. Atualmente, a equipe saltense conta com aproximadamente 69 jogadores, e será feita a montagem do sub17 e do time feminino.

Na medida em que o futebol americano vem crescendo e ganhando força no Brasil, o Salto Dark Wolves e outras equipes vão ganhando espaço e o reconhecimento que tanto buscam com dificuldades, movidos pela singular paixão que os unem: o Futebol Americano.

--

--