Por: Camila Moreira

Maconha, ou as drogas como um todo, são temas que causam controvérsia e mostram que há certo desconhecimento sobre a questão, que levam a sociedade a pensa-la como um mal, ou como é passado pela mídia e pelo senso comum, um problema individual.

No Brasil, há a ausência de informações e dados estatísticos sobre o tema, pois as pesquisas não são feitas regularmente, o que ajuda no discurso de proibição e da guerra às drogas, causando certo terror nas zonas onde o uso é mais concentrado e deixando a informação de lado.

Na cidade de Salto, interior de São Paulo, os alunos do curso de jornalismo do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), Fábio Duran e Joana Maria, fizeram o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre a maconha e o seu uso medicinal. “ estávamos pensando no tema ‘drogas’ desde o final de 2015, gostamos de abordar temas considerados ‘polêmicos’, e no caso da maconha é ainda mais delicado, justamente pelo viés medicinal.”

O resultado deste trabalho foi o livro Reféns: Quando o preconceito vence a medicina, que se aprofunda no uso da cannabis sativa na medicina e traz relatos que tiveram como base matérias publicadas em revistas, jornais, portais de notícias, palestras, filmes, livros e estudos, além de entrevistas exclusivas. “Viajamos até o sul do País para entrevistar um antropólogo que publicou um livro sobre o cultivo de cannabis e estava criando uma Associação, e um gastrônomo que produz o óleo de cannabis ilegalmente”.

A editora Schoba possui o direito de edição, publicação, divulgação e comercialização da obra, afirmando que “Embora seja uma obra ligada ao setor acadêmico, o fato de ser um livro-reportagem a torna mais palatável ao púbico em geral”.


O livro foi exposto na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, e vai ser lançado na cidade de Sorocaba, no dia 30 de setembro, as 18:00 horas na livraria Nobel.

Portal Expresso

Projeto de Agência Experimental de Comunicação e Artes de Jornalismo do CEUNSP. Doses semanais de conteúdos originais sobre: política, economia, esporte, entretenimento, ciência & tecnologia, debates & opiniões.

    Portal Universitário Expresso

    Written by

    Informação de forma rápida e eficiente até você! Agência de Comunicação dos alunos de Jornalismo do CEUNSP. Confira: 📻 #RolouNoZAP e 📰 #PortalExpresso.

    Portal Expresso

    Projeto de Agência Experimental de Comunicação e Artes de Jornalismo do CEUNSP. Doses semanais de conteúdos originais sobre: política, economia, esporte, entretenimento, ciência & tecnologia, debates & opiniões.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade