MOTIVOS PARA ASSISTIR “O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA”

Clara Duque
Pixel Up
Published in
6 min readMay 28, 2019

“O Mundo Sombrio de Sabrina” é a indicação de hoje! A série retrata o cotidiano de uma adolescente que está prestes a completar 16 anos, e vive um grande conflito entre o mundo mortal e o mundo bruxo. Se você ainda não assistiu, garantimos que está perdendo um enredo e tanto! A fotografia e efeitos especiais trabalhados na série realmente criam toda uma ambiência de suspense e “pós-terror”, o qual é uma nova proposta do formato do terror clássico.

Vale salientar que a série não é considerada “lugar-comum” no discurso de séries teen. Apesar de grande parte dos personagens serem adolescentes, há discussões bastante relevantes, que buscam trazer reflexão para o público, já que as críticas sociais são muito bem construídas e retratadas.

Agora, vamos para alguns motivos para você ir correndo assistir O Mundo Sombrio de Sabrina:

  1. QUEBRA DE PARADIGMAS

Sem dúvidas, a série busca sempre trazer um aspecto crítico da vida cotidiana de uma bruxa adolescente inserida em dois mundos. A forma que apresenta o Satanismo como religião central é, de certa maneira, o ápice do enredo. Principalmente quando vivemos em um mundo que, querendo ou não, tem grande parte de devotos ao Catolicismo, pode ser meio chocante ver devotos ao Satanismo representados com tanta naturalidade na série.

Sabrina (Kiernan Shipka — Mad Men) é uma adolescente diferente, não só por ser metade bruxa e metade humana: ela tem uma forte veia feminista e luta pelo bem de todos, principalmente quando se trata de proteger seus amigos e sua família. Criada por suas tias, Hilda (Lucy Davis — Mulher Maravilha) e Zelda (Miranda Otto — Senhor dos Anéis), ela tem total ciência da força feminina em qualquer lugar que esteja. É inspirador vê-la lutando contra paradigmas impostos pela tradição patriarcal da própria Igreja da Noite, ou pelos direitos de suas amigas humanas de serem quem quiserem ser, como também de fazerem o que desejam.

À esquerda de Sabrina, sua tia Hilda Spellman. Do outro lado, Zelda Spellman.

Outro ponto importantíssimo é como Sabrina ganha forças, justamente por ser meia bruxa e meia humana. Ela não deixa desanimar por não ser inteiramente de um mundo ou de outro; muito pelo contrário, ela utiliza esta dualidade a seu favor, tanto em conflitos sociais quanto para provar de suas habilidades místicas. Também é muito sensato como, apesar de ser num mundo místico e fantasioso, tudo ter um preço quando se utiliza a magia profana.

2. REPRESENTATIVIDADE

A série não deixa de lado questões de identidade de gênero e etnia. Ao retratar uma personagem não-binária (para quem não sabe, é quando uma pessoa não é integralmente mulher nem homem) que sofre bullying por simplesmente ser como é; Susie Putnam (Lachlan Watson, que também se considera não-binária na vida real) é uma das representações dos tantos jovens incompreendidos da sociedade atual. O enredo não nomeia Susie como não-binária, mas, na segunda temporada (desculpem o pequeno spoiler necessário no momento) ela adota Theo como nome social, o que dá a entender que se tratava de um caso de transexualidade (indivíduo que nasce no corpo de uma mulher mas se identifica como homem e vice versa). Enfim, o que importa é ter em mente que, apesar das falhas e de não saberem muito bem como lidar com a personagem e suas crises de identidade, ter este assunto em pauta numa série de tamanha dimensão é algo muito bom, no âmbito informativo, para o público adolescente e jovem adulto.

Susie/Theo Putnam.

Outra personagem que vale a pena ressaltar é Ambrose Spellman (Chance Perdomo), primo de Sabrina, que é pansexual e negro. Pansexualidade é quando a pessoa que se autodenomina pansexual sente atração por pessoas, independentemente do sexo, do gênero ou de como se apresentam ao mundo.

Além dele, também há duas poderosas coadjuvantes negras: Roz (Jaz Sinclair — Cidades de Papel) e Prudence (Tati Gabrielle — The 100). Rosalind ou Roz é uma das melhores amigas de Sabrina, e sofre com uma maldição conjurada por bruxas de gerações passadas. Já Prudence, é a líder das Weird Sisters, e uma exímia aluna da Academia de Artes Ocultas e rival de Sabrina.

À esquerda, Prudence. À direita, Roz.

3. NOVA ROUPAGEM PARA AS BRUXAS

Algo inovador que a série traz é a maneira como todas as bruxas e bruxos se vestem. Por incrível que pareça, raros são os momentos que uma bruxa é retratada como feia e velha. No universo de O Mundo Sombrio de Sabrina, todos relacionados ao mundo mágico utilizam vestes modernas e possuem seu próprio estilo independente. As tias de Sabrina e a Mrs. Wardwell (Michelle Gomez — Doctor Who), por exemplo, são mulheres que já vivem há muito tempo nessa realidade e sempre utilizam roupas deslumbrantes e possuem seu próprio charme. Outro exemplo é Ambrose Spellman que também é sempre apresentado com roupas exóticas. O fato é que as bruxas e bruxos são retratados como pessoas comuns, sem verruga no nariz ou mantos sombrios. Ou seja, não há estereótipos, o que é bem legal e inovador. As únicas personagens que usam “uniforme” são as Weird Sisters:

Da esquerda para a direita: Dorcas, Prudence e Agatha.

4. ELENCO INCRÍVEL

Apesar de grande parte do elenco não ser muito conhecida, todas as atrizes e atores são excelentes ao interpretarem seus papéis. Os meus favoritos são: Ambrose, Nick (óbvio!), Mrs. Wardwell, Roz, Zelda, Hilda e Sabrina. Mas o queridinho é o Salem, familiar da Sabrina. Na série mais cômica, Sabrina the Teenage Witch de 1996, Salem era retratado como um gato super engraçadinho e falante, mas na série atual, mesmo que tenha muita magia e misticismo, ele é um gatinho comum e muito fofo! Curiosidade: o Salem é interpretado por 3 gatinhos diferentes, e até por um gato digital, porque a Kiernan tem alergia a gatos :( Inclusive, ela descobriu que tinha alergia enquanto gravava as cenas!

Mas, pelo menos, temos esse GIF de quando Salem chega na vida de Sabrina ❤

Agora, vamos a algumas fotos do elenco? ;D

Da esquerda para a direita: Chance Perdomo, Michelle Gomez, Ross Lynch, Lucy Davis, Miranda Otto e Kiernan Shipka. Uns fofos, né?! ❤
Michelle Gomez, Kiernan Shipka, Gavin Leatherwood, Ross Lynch e Jaz Sinclair!

Queria muuuuito ter encontrado uma foto do elenco completo, mas fica aí parte deles. Dá vontade de ser amiga(o) de todos eles, né? Haha.

Fun-fact: o ator Ross Lynch, que interpreta Harvey, fez parte de “Austin & Ally”, série infanto-juvenil da Disney Channel. Então, se você acompanhava, não é a toa que esse rostinho parece familiar hahaha. Ele também participou de Teen Beach Movie! Olha que gracinha:

À esquerda, imagem de “I can’t stop singing”, de Teen Beach Movie. À direita e acima, Austin Moon de Austin & Ally. Por último, Harvey Kinkle, personagem de O mundo sombrio de Sabrina.

Depois de tudo que falei, já passou da hora de você ir assistir Sabrina, hein?! ;)

See ya in hell ;)

--

--

Clara Duque
Pixel Up
Writer for

Fascinada por arte e a mente humana. Amo ler e escrever também. Se pudesse me definir com uma palavra, seria artista: porque arte flui daqui de dentro! ♥