Stardew Valley

Uma jornada de paz e serenidade.

Cayo Cesar
Pixel Up
Published in
5 min readJun 3, 2019

--

Desenvolvido e publicado por: Sickhead Games

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, IOS, Android, Nintendo Switch e PS Vita.

Geralmente começo meus textos com citações filosóficas e em sequência desenvolvo uma linha de pensamento ao seu final depois de falar sobre a obra em questão de minha própria maneira. Com Stardew Valley, não seguirei esta fórmula, visto que a ideia do jogo já é uma filosofia em si, assim como tudo o que ele representa.

Para os desavisados, vale constar que Stardew Valley (SV) é um jogo de fazenda, fortemente inspirado na franquia Harvest Moon. O jogo foi desenvolvido por uma única pessoa, o americano Eric Barone, que sozinho dirigiu a parte técnica e artística do jogo, programando-o, roteirizando-o, criando toda uma sonoplastia para a obra e compondo ele mesmo a trilha sonora do jogo, que é simplesmente fenomenal. O enredo é muito simples, e não, SV não é um jogo com gráficos de outro mundo, mas isso não é algo que o impede de ser magnífico. Se tivesse de criar uma sinopse do jogo, diria apenas que o personagem controlado por você (O qual você cria a aparência, nome e personalidade) recebeu uma carta de seu avô pouco antes de o velhinho partir desta para uma melhor. O último pedido de seu avô foi que o personagem abrisse a carta apenas quando sentisse que precisava de uma mudança radical em sua vida, e assim foi, 10 anos depois.

O seu personagem estaria trabalhando em uma corporação chamada “Joja” e estaria fadado da vida na cidade. O cinza do ambiente representa bem o estado de espírito do personagem, que tinha uma escrivaninha em um escritório repleto de funcionários que assim como ele, só gostariam de sair dali. E foi quando ele resolveu abrir a carta… Surpreso, constatou que dentro do envelope estava a escritura da fazenda de seu avô, em um local chamado “Vale do Orvalho”, ou, “Stardew Valley”. Começando uma nova vida longe de casa, embarcamos nessa bela jornada. O jogo conta com diversos personagens os quais você pode conversar, presentear, fazer amizades, desbloquear cenas, ganhar intimidades… Pode-se inclusive casar e ter filhos dentro do jogo! Cada dia dura uma média de 15 minutos, o que parece muito, mas que na verdade passam voando.

Algo admirável no jogo é a sensação de liberdade que ele proporciona, eu me imergi tanto no sentimento proposto que pensei seriamente em como seria a minha vida no campo, como tudo o que conheço mudaria drasticamente ao entrar em contato com a natureza. As suas obrigações são mínimas ou máximas dependendo de seu empenho, visto que você mesmo as gestiona. Um exemplo disto seria a necessidade de regar a sua horta durante a manhã, pois caso contrário, suas plantações morreriam e você perderia o seu lucro. Não é tão diferente com os animais! Eles devem ser alimentados todos os dias, ou morrerão. Além disso, você pode explorar o mapa em busca de recursos, pescar, aceitar missões dos moradores de Pelican Town, ir à mina para conseguir minérios, pedras preciosas, relíquias e artefatos, enfrentar monstros e descer mais andares, o que torna a experiência subterrânea mais desafiadora… Enfim, as possibilidades são enormes!

O sistema de pesca é simples, porém, muito bem elaborado. Você joga a sua vara (com ou sem isca) e espera o peixe morder para puxar. Quando sua presa cai na armadilha, aparecerá uma barra azul com uma barra verde menor dentro. Seu objetivo é fazer com que a barra verde permaneça mantendo a figura do peixe em seu interior, apertando o botão de ação ritmicamente. E lembre-se, alguns peixes não desistem tão fácil.

Como havia comentado anteriormente, há como casar-se no jogo! Existem 10 pessoas solteiras em Pelican Town que você pode escolher para se casar, sendo metade deles homens e metade, mulheres. É possível relacionar-se com pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto, no entanto, os personagens só demonstram interesses românticos a você caso seu grau de amizade com o seu amado seja alto (medido por corações) e você o presenteie com um buquê. Para casar-se em Stardew Valley, é imprescindível que você peça a mão de seu futuro parceiro com um “pingente de sereia” disponível para compra em dias chuvosos na praia. Casar tem muitos benefícios, como o de seu parceiro acordar mais cedo que você para regar a horta e alimentar os animais e também abre a possibilidade de ter filhos.

Stardew Valley é uma recomendação que sempre darei daqui para frente a todos os que precisarem de um entretenimento místico e pacífico, cujas trilhas tocantes desempenham com perfeição o papel de retirar todos os problemas do dia a dia de nossas mentes, com a condição de que se pare para senti-las e aprecia-las. A sensação de sair de casa dentro do jogo em um dia como qualquer outro e ver os ventos soprando as folhas de cerejeira pelo cenário é simplesmente satisfatório. O contemplatismo de SV é de longe uma das experiências mais enriquecedoras que já experimentei na vida. Quem diria que alguns pixels fossem conseguir fazer tanta coisa por alguém?

Gostaria de deixar registrado os meus mais sinceros parabéns a Eric Barone, por ter sozinho desenvolvido com tanta paixão esta obra tão bela e envolvente, digna de tantos elogios.

--

--

Cayo Cesar
Pixel Up
Editor for

Estamos vivos até que se prove o contrário.