Prisma

Giulia Losnak
portalprisma
Published in
3 min readFeb 16, 2018

Podia começar esse texto num estilo de jornalismo literário — e isso me ajudaria muito na atual conjuntura do curso. Mas, não foi nesse meio que começamos e não conseguiria fazer algo jornalístico sobre um assunto que sinto tanto carinho e amor: A Prisma.

Em 2015, Douglas, Letícia, Roberta e eu começamos a faculdade de jornalismo na Universidade Paulista (Unip), de Campinas. No primeiro ano, os grupos se juntaram e nós quatro fomos parar, cada um, em uma panelinha diversificada e que só convivia pacificamente, sem nunca criar uma amizade real.

Comecei a conversar com o Douglas em 2015 mesmo. Sempre me simpatizei com ele e achava que ele era uma pessoa legal (e ele andava com uma bolsa com bottons da Marina and The Diamonds, então, não tinha como ele ser chato). Começamos a conversar justamente sobre os nossos grupos — que haviam deixado para fazer um trabalho importante do semestre de última hora.

No fim de 2015, começamos a trocar mais palavras, mas nada muito significativo. Logo na primeira semana de 2016, o Douglas me apresentou a Letícia e a Roberta. Pronto. Os quatro já gostavam um do outro, entretanto, ainda faltava um empurrãozinho.

Alguns dias depois, o Douglas chegou em mim no fim de uma aula e disse que estava cansado de grupos que você tinha que carregar integrantes nas costas, e que ele percebia que isso acontecia com cada um de nós. E ele queria criar um novo grupo no qual todos participassem e se entendessem. E, de acordo com o Douglas, ele automaticamente pensou em nós quatro.

Naquele semestre, iríamos ter Assessoria de Imprensa — uma das matérias mais difíceis de todo o curso. Criamos esse grupo e o professor sugeriu que criássemos um nome, para ficar mais fácil de nos identificar. “Prisma”, sugeriu o Douglas. Baseado no álbum da Katy Perry, sim.

pris·ma

substantivo masculino, dicionário da língua portuguesa

figurado: modo particular de considerar algo ou alguém, ponto de vista, ou perspectiva.

Amamos o nome e foi a partir daí — e de um grupo para a matéria de Assessoria de Imprensa — que eu conheci as pessoas da faculdade que eu mais quero levar para o resto da minha vida, e as quais eu não consigo mais viver sem.

Descobri que é possível fazer trabalhos sem brigas e, acima de tudo, virar melhor amigo do seu colega de faculdade. Encontramos parceiros de trabalho e de vida. É muito legal ter ao seu lado pessoas que simpatizam com as mesmas coisas que você e que te apoiam, não importa no quê.

E nessa questão de apoiar, descobrimos que todos gostam muito de escrever — sejam matérias, textos reflexivos, sentimentais, recomendações, resenhas etc. E por sempre termos ideias parecidas, o pensamento de um portal sempre passava pela nossa cabeça.

E agora está se concretizando. O portal desse grupo que eu amo tanto (e que tem um lema maravilhoso) está no ar e pronto para receber os textos de quatro pessoas que, acima de tudo, amam escrever (e posso dizer que Douglas, Letícia e Roberta escrevem maravilhosamente bem).

Então, bem-vindo ao portal que terá diversos artigos, recomendações, resenhas, reflexões etc, nos mais variados assuntos.

Esperamos mesmo que gostem.

Com amor, A Prisma (Douglas, Giulia, Letícia e Roberta, bem na ordem da foto mesmo).

--

--

Giulia Losnak
portalprisma

Jornalista, feminista e mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp.