A importância da capacitação profissional em tempos de crise

Divinópolis luta contra o desemprego gerado pelo cenário econômico

Malu Damiao
Portal Vertentes
2 min readJun 10, 2017

--

Deisiane Santos, 24 anos, estava desempregada há nove meses quando recebeu uma proposta de trabalho para dar aulas em uma academia. A história da jovem se repete com vários moradores da cidade de Divinópolis, embora essa não seja a real situação do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego subiu para 13,7% no primeiro trimestre deste ano. Em Divinópolis, porém, a situação é contrária. A cidade teve saldo positivo de contratações no primeiro trimestre de 2017, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

(Foto: Fernando Donasci / Folhapress)

A diferença pode ser justificada pelo número de profissionais na região que buscam se capacitar com cursos profissionalizantes, técnicos e graduações. Os efeitos da crise também afetaram os divinopolitanos, que sabendo dos riscos de ficarem desempregados, foram atrás de mudanças. A busca pelo conhecimento atingiu não só a futura educadora física Deisiane Santos, mas outras dezenas de pessoas. A maior cidade do Centro-Oeste mineiro conta hoje com quatro instituições de ensino públicas, que dão suporte aos moradores.

“Eu gostava de praticar esportes e, com o tempo, fui me tornando uma atleta cada dia melhor. O meu conhecimento fazia com que as pessoas sempre pedissem ajuda, e percebi que eu também gostava de ensinar”, conta Deisiane.

Questionada sobre sua escolha por capacitação, a jovem diz que notou uma falta de professores no mercado e, sabendo das oportunidades, decidiu se qualificar. “Assim que disse que estava matriculada em uma universidade, recebi uma proposta para estagiar. O mercado precisa de profissionais dispostos a aprender, e eu consegui enxergar isso”, explica.

Essa também é a opinião de Alexandre Melo, administrador, professor e diretor da sétima maior empresa de telecom do Brasil. Segundo ele, a capacitação contínua é importante não só para agregar conhecimento, mas também para melhorar o nível do mercado. A crise do país é uma situação real, no entanto, segundo o professor, um bom profissional busca atravessar essas dificuldades. A realidade traz um mercado cada vez mais competitivo, e ter um diferencial é extremamente importante. Por isso, Alexandre deixa claro que a capacitação contínua é fundamental e está cada dia mais acessível com os adventos da tecnologia.

É claro que boas oportunidades não surgem para todos, contudo, o esforço associado ao comprometimento tende a resultar em propostas promissoras. O cenário de desemprego e crise econômica pode assustar alguns, mas serve como motivação para aqueles que não se deixam abater com a situação política.

--

--