Alunos da Universidade de Lavras criam projeto de arborização urbana

O intuito é fazer com que a comunidade local esteja atenta a iniciativas de preservação ambiental

Luana Natacha de Oliveira
Portal Vertentes
3 min readJun 30, 2017

--

Créditos: Luana Natacha (Divinópolis-MG)

Muito se discute sobre a preservação e o cuidado com a natureza. Não é de hoje que ações e propagandas de conscientização são promovidas para alertar sobre essa questão. Porém, muito mais que estratégias midiáticas, é necessário que a prática também esteja inserida no cotidiano das pessoas. Pensando nisso, a Empresa Floresta Junior — Projetos e Consultoria em Engenharia Florestal (proposta desenvolvida por alunos da Universidade Federal de Lavras), criou o “Projeto de Arborização”, ou seja, o plantio de árvores no meio urbano.

O projeto desenvolvido no meio acadêmico, busca estudar espaços onde seja possível plantar os diversos tipos de espécies florestais. Para Hugo Marques, estudante de engenharia florestal e coordenador de marketing da empresa, a arborização traz inúmeros resultados positivos, principalmente em relação a qualidade de vida da população. “Ela proporciona a diminuição do estresse, maior rapidez em recuperação de enfermidades, redução da poluição sonora e atmosférica causada por automóveis, diminuição da zona de calor presente em grandes centros, redução de enchentes pelo controle de infiltração da água no solo, etc.” Além disso, ela também estabelece maior aproximação com a comunidade local, influenciando em projetos de conservação ambiental.

Mas como é feita a implantação de um Projeto de Arborização? O primeiro passo é ter o objetivo e a escolha do local. Ao contrário do que muitos pensam, a arborização não parte exclusivamente das prefeituras em conjunto com as secretarias de meio ambiente, podendo ser desenvolvida por ações dos próprios moradores, de acordo com o plano diretor adotado por cada cidade. Ou seja, antes da implantação da arborização, é feito um processo de levantamento de dados, informações, planejamento e monitoramento. O bom funcionamento do projeto depende da união de todos os setores e órgãos envolvidos, bem como do engajamento de toda comunidade local para o zelo e cuidado. Entre as cidades que já adotaram esse tipo de planejamento, estão Belo Horizonte (MG), Timóteo (MG), Rio de Janeiro (RJ), Toledo (PR), entre outras.

Saiba mais sobre o Projeto da Floresta Junior:

A Floresta Junior é uma empresa de consultoria, gerida por estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFLA, com o apoio dos docentes da Universidade. Surgiu por meio do interesse dos próprios alunos em vivenciar na prática uma experiência diferente, como a elaboração e execução de projetos. Completando 4 anos nesse mês de Junho, ela oferece a oportunidade de conhecimento em outras áreas, como gestão, empreendedorismo, administração, etc. Além disso, desenvolve todo tipo de projeto relacionado à área florestal, desde a realização de Cadastro Ambiental Rural (CAR), Plano de Recuperação de Área Degradada ou Alterada (PRADA), Implantação e Inventário Florestal e Outorga d’água.

Créditos: Floresta Junior UFLA

A empresa realiza constantemente ações voltadas para a comunidade acadêmica e local, como por exemplo, o Simpósio de Inovação e Tecnologia Florestal (SITEF). Realizado uma vez por ano, tem como intuito trazer aos alunos do curso novidades, curiosidades e previsões sobre o setor florestal brasileiro. Ações sociais como a conscientização e o engajamento da comunidade residente na COHAB de Lavras, plantio de árvores para a revitalização de quatro nascentes localizadas no local, campanha do agasalho, arrecadação e distribuição de roupas e alimentos para instituições de assistência social, visitas à APAE e asilos, também são outras ações desenvolvidas pela equipe da Floresta Junior.

--

--