Doenças Psicossomáticas: do pensamento à causa

O que a mente não aceita, o organismo expulsa

Luana Natacha de Oliveira
Portal Vertentes
2 min readJun 7, 2017

--

Você sabe o que são doenças psicossomáticas? Apesar do nome parecer estranho, a causa é real. Algumas explicações referentes ao assunto, citam a ansiedade e a depressão como exemplos. Segundo a psicanálise, esse tipo de doença se manifesta por sinais visíveis no organismo. “Para que algo realmente seja considerado psicossomático, além da origem psíquica, é necessário também a aparição de marcas, algo que você possa comprovar”, explicou Roberto Mendonça, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e Doutorando em Psicologia Analítica pela UFMG.

(Foto: Aline Bertoni / Revista Saúde)

Dessa forma, as doenças psicossomáticas são aquelas onde o psíquico interfere diretamente no organismo. E, ao falar em ‘psíquico’, estamos retratando tudo aquilo que se refere à mente. Roberto exemplifica essa questão citando ainda o caso de pessoas que, apesar de enfrentarem doenças psicológicas, não apresentam nenhuma marca no organismo. Nesse sentido, a doença não é classificada como psicossomática.

Em alguns casos, os pacientes que sofrem com a doença possuem dificuldades em identificar a situação inicial que desencadeou os sintomas no organismo. Isso acaba dificultando a descoberta da mesma, além de interferir também no início do tratamento, sendo este realizado por meio de terapias.

As doenças psicossomáticas podem atingir qualquer pessoa, podendo ainda surgir em qualquer momento da vida. Além disso, não é possível estabelecer uma forma de prevenção, pois ela está diretamente ligada à problemas emocionais. “A prevenção é difícil, pois você não sabe o que vai acontecer na sua vida amanhã”, ressalta Roberto.

Diante de qualquer anormalidade presente no organismo, é necessário procurar um médico o mais rápido possível. A automedicação não é aconselhável nessa situação. Sendo assim, o autoconhecimento torna-se essencial, pois a partir dele é possível perceber reações fora do comum e identificar os possíveis sintomas da doença.

--

--