Os benefícios da musculação

Alguns benefícios da febre do momento

Malu Damiao
Portal Vertentes
2 min readJun 30, 2017

--

Foto: Reprodução

Motivados por padrões estéticos, bom condicionamento e até mesmo por problemas de saúde, muitas pessoas ingressam na musculação em busca de soluções ou satisfações pessoais. Os motivos podem ser diferentes, mas os benefícios são os mesmos. A musculação melhora a performance, a disposição, a saúde cardiovascular, e ainda cuida e previne inúmeras doenças.

Os treinamentos de força são exercícios que ajudam no desenvolvimento da musculatura. Até pouco tempo atrás, eram feitos apenas por atletas que procuravam um melhor desempenho ou fortalecimento para o desenvolvimento de suas atividades. Hoje são praticados por pessoas de todas as idades e considerada uma atividade acessível e popular.

A adesão ao estilo de vida saudável tem se tornado um objetivo comum. Felipe Santiago Rodrigues, 20, é personal trainer e diz que ter uma vida saudável é simples: “Não é preciso especificamente da musculação, o importante é praticar alguma atividade que coloque o corpo em movimento, e ter bons hábitos alimentares”, ressalta.

O health life style nunca esteve tão em alta. Personalidades públicas divulgam cada dia mais padrões estéticos e hábitos considerados saudáveis, tornando essa pratica comum. “Hoje com a quantidade de informações, fica fácil saber quais alimentos são bons para a saúde e quais exercícios dão resultado”, comenta o educador físico.

Walmir Fernando Brassan, 24, procurou a musculação com objetivo de perder peso, mas teve melhoras significativas em outras áreas. “Eu percebi que meu rendimento e meu desempenho melhoraram. Antes eu ficava fadigado facilmente, me cansava ao fazer caminhadas de curto percurso. Hoje percebo uma melhora não só no físico, mas na saúde também”, relata.

Incentivados por outras pessoas ou orientados por algum profissional, o número de adeptos à musculação cresce a cada dia. Segundo pesquisas feitas pela International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é segundo país do mundo com o maior número de academias, uma média de 31.000 unidades, e o quarto em número de alunos, quase 8 milhões de praticantes.

Com a divulgação dos benefícios, a adesão tem sido cada vez maior e tem ajudado na prevenção de problemas de saúde, através do incentivo à atividades. A musculação, por justificativas diferentes, se tornou uma modalidade de grande repercussão e tem sido a prevenção e/ou reabilitação de inúmeras patologias, de ordem ortopédica ou neural, como osteoporose, artrite reumatoide, e até mesmo hipertensão e diabetes.

--

--