O melhor tratamento para Fibrose Cística: a conscientização
Fibrose Cística é uma doença genética rara, herdadas pelos pais que não tem cura, apenas tratamento.
A Fibrose Cística, também conhecida como a Doença do Beijo Salgado, é causada por alterações genéticas que causam problemas respiratórios e, em alguns casos, em outros órgãos, como pâncreas e fígado. Entre os sintomas mais comum da doença estão o suor muito salgado, tosse crônica, infecção pulmonar de repetição, dificuldades em ganhar peso e estatura e diarreia.
Quem tem a doença, que na maior parte das vezes atinge os pulmões, não produz a proteína responsável por regular adequadamente o muco produzido, deixando-o muito espeço. Assim, a secreção vai acumulando dentro dos brônquios, inflamando e acumulando bactérias inaladas na respiração.
Quanto antes o paciente receber o diagnóstico, mais rápido poderá iniciar o tratamento recomendado. De acordo com o Dr. Rodrigo Athanazio, médico assistente do InCor (Hospital das Clínicas da USP) existem duas formas de fazer o diagnóstico da doença: o teste genético e do suor. Porém, hoje em dia a forma mais comum de se diagnosticar o paciente é com o teste do pezinho que inclui o rastreio de Fibrose Cística.
“Hoje em dia, quando a criança nasce, ela faz o teste do pezinho no seu quarto dia de vida e é dosada uma enzima que não quer dizer que a pessoa tem Fibrose Cística, mas, se alto, sugere a doença e outro exame deve ser feito, seja o teste do suor ou o genético para confirmar. Então, hoje em dia a gente vive uma fase muito boa. Os novos casos a gente já pega quase que ao nascimento pelo rastreio da triagem neonatal ”, explica Dr. Rodrigo Athanazio, ressaltando a importância da realização do teste.
O tratamento é complexo e amplo, já que acomete vários órgãos. Porém, segundo o Dr. Rodrigo Athanazo, há um novo medicamento que permite o paciente a ter menos sintomas e uma melhor qualidade de vida.
“Recentemente a medicina tem vivido uma nova era no tratamento da Fibrose Cística com o descobrimento de novos medicamentos via oral que se liga a proteína defeituosa e seu defeito”, informa Dr. Rodrigo. Com esses novos remédios as pessoas diagnosticadas tem uma expectativa de vida a cima dos 40 anos.
O dia 5 de setembro é considerado o Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. O mês, também conhecido como Setembro Roxo, tem o objetivo de alertar e conscientizar a população brasileira, em especial os profissionais da saúde, sobre a importância da do diagnóstico precoce para que o paciente receba o tratamento adequando e possa levar a vida da maneira mais normal possível.