Portfólio Carolina Tribst

Matérias escritas durante curso jornalismo

Follow publication

O melhor tratamento para Fibrose Cística: a conscientização

Carolina Tribst
Portfólio Carolina Tribst
2 min readSep 17, 2019

A Fibrose Cística, também conhecida como a Doença do Beijo Salgado, é causada por alterações genéticas que causam problemas respiratórios e, em alguns casos, em outros órgãos, como pâncreas e fígado. Entre os sintomas mais comum da doença estão o suor muito salgado, tosse crônica, infecção pulmonar de repetição, dificuldades em ganhar peso e estatura e diarreia.

Quem tem a doença, que na maior parte das vezes atinge os pulmões, não produz a proteína responsável por regular adequadamente o muco produzido, deixando-o muito espeço. Assim, a secreção vai acumulando dentro dos brônquios, inflamando e acumulando bactérias inaladas na respiração.

Quanto antes o paciente receber o diagnóstico, mais rápido poderá iniciar o tratamento recomendado. De acordo com o Dr. Rodrigo Athanazio, médico assistente do InCor (Hospital das Clínicas da USP) existem duas formas de fazer o diagnóstico da doença: o teste genético e do suor. Porém, hoje em dia a forma mais comum de se diagnosticar o paciente é com o teste do pezinho que inclui o rastreio de Fibrose Cística.

“Hoje em dia, quando a criança nasce, ela faz o teste do pezinho no seu quarto dia de vida e é dosada uma enzima que não quer dizer que a pessoa tem Fibrose Cística, mas, se alto, sugere a doença e outro exame deve ser feito, seja o teste do suor ou o genético para confirmar. Então, hoje em dia a gente vive uma fase muito boa. Os novos casos a gente já pega quase que ao nascimento pelo rastreio da triagem neonatal ”, explica Dr. Rodrigo Athanazio, ressaltando a importância da realização do teste.

O tratamento é complexo e amplo, já que acomete vários órgãos. Porém, segundo o Dr. Rodrigo Athanazo, há um novo medicamento que permite o paciente a ter menos sintomas e uma melhor qualidade de vida.

“Recentemente a medicina tem vivido uma nova era no tratamento da Fibrose Cística com o descobrimento de novos medicamentos via oral que se liga a proteína defeituosa e seu defeito”, informa Dr. Rodrigo. Com esses novos remédios as pessoas diagnosticadas tem uma expectativa de vida a cima dos 40 anos.

O dia 5 de setembro é considerado o Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. O mês, também conhecido como Setembro Roxo, tem o objetivo de alertar e conscientizar a população brasileira, em especial os profissionais da saúde, sobre a importância da do diagnóstico precoce para que o paciente receba o tratamento adequando e possa levar a vida da maneira mais normal possível.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

Portfólio Carolina Tribst
Portfólio Carolina Tribst
Carolina Tribst
Carolina Tribst

Written by Carolina Tribst

Jornalista, formada na PUC São Paulo, apaixonada pela profissão que escolhi

Write a response