Integração com Hubspot

Gabriela Parizotto
Portfólio Gabriela Parizotto
5 min readNov 24, 2021

Esse discovery foi realizado em conjunto com o PM Rafael Gonçalves do time de CX o qual participei

Contexto Geral

O Hubspot hoje tem uma função bem importante dentro D de fazer o topo e meio de funil e enviar leads qualificados para o comercial e driver aquisition através de seu CRM.

Além disso, é a ferramenta responsável pelo processo de NPS de Sellers.

Sobre a integração — Primeiros passos

A integração com Hubspot até o presente momento é feita com um script hardcodado no front o que acarreta em alguns aspectos negativos:

  1. Aumento de tempo de carregamento da página
  2. Não contempla cenário de sellers (atualmente é necessário subir planilha)
  3. No desenvolvimento do cadastro do entregador 2.0 perderíamos o track e deixaríamos de cadastrar os drivers
  4. Não tem lastro de rastreio da nossa base o que dificulta a identificação das personas para uso do NPS na Kustomer, por exemplo, e também não mantém os dados atualizados

Solução

A integração com Hubspot deverá deixar de ser através do script no onboarding de driver e por planilha no caso de sellers. Ao invés disso, que entendemos até aqui como paliativa, a integração deverá passar pelo comms.handler enviando os dados dos drivers e sellers de maneira padronizada tanto na criação quanto na atualização dos dados

O que sabemos até aqui

A integração deverá ocorrer de maneira ciclica, ou seja, como temos mais de um ponto de contato com sellers e drivers as informações dessas personas podem partir de vários pontos dentro do cilco de cadastro dos usuários.

* Em alguns casos os dados do Seller são atualizados no dashboard, pois o time de CX não tem acesso ao Zoho.

O Hubspot, diferente da Kustomer, trabalha centralizado em “Negócios” isso quer dizer que podemos cadastrar as Stores (lojas) e associar todos os Sellers (lojistas/funcionários) a ela, mantendo a informação sempre atualizada dos contatos e ponto focal.

No caso de drivers podemos cadastrar um cargo “Driver” e manter as informações atualizadas a partir daí. No caso dos OL’s podemos seguir um fluxo parecido com o de sellers

Também podemos criar fluxos de trabalhos específicos para cada tipo de persona.

Todos os contatos precisam necessariamente ter um e-mail, o que pode fazer com que a gente “perca” a associação ao usuário cadastrado primeiro no Hubspot depois que ele avança no funil, pois o cadastro da empresa pode ser feito com outro email, nesse caso precisamos ver se temos algum external ID de origem do Hubspot para enviar para o Zoho / dash dc.

Usando o Hubspot como motor de NPS

Para a pesquisa de NPS esteja apta para disparo, é necessário que lojistas ativos estejam atualizados e que os campos de informações sejam preenchidos de acordo as propriedades configuradas no hubspot.

Disparo é determinado pela propriedade “data em que se tornou cliente é conhecido” = Customer > Entra na regra de automação e dispara

Existem três regras de automação NPS no Hubspot:

  • Persona = seller, ponto focal
  • Seller = proprietário
  • Propriedade “data em que se tornou cliente é conhecido” = Customer

As regras de envios são: Quinzenais (primeiro mes) e mensais levando em conta que é considerado como um Churn um lojista sem vendas por 30 dias. Informações como lojistas novos e antigos seriam importantes para esse envio, mas hoje não estão disponíveis no hubspot.

Vale lembrar que para todo disparo mensal, é necessário criar uma nova pesquisa de NPS e desativar a do mes anterior. Para que não ocorram envios duplicados e os resultados sejam visualizados separadamente.

O lojista recebe a pesquisa de NPS através de seu email e através do Portal, que além da nota oferece um espaço para mais comentários. A mensagem desaparece após a resposta do lojista. O report da pesquisa é feito de forma separada entre email e Portal.

Visualização NPS no Portal

Exportação

A exportação dos dados da pesquisa é feita dentro do filtro de contatos adicionando “NPS dos últimos 30 dias”, para acompanhar mais informações relevantes sobre os lojistas. Enquanto a exportação de NPS não é tão utilizada por possuir informações muito limitadas.

Dados incluídos nessa exportação: Email, cidade, nome da empresa, shopping, segmento, avaliação NPS com data, comentário, persona

O que poderia melhorar: Segmentar melhor possibilitando mais filtros e controle (Hubs digitais e operações de rua, SAS). Novas regras de envio configuradas junto as automações.

Ajustes que precisam ser feitos: Não tem informações de todos os contatos > Nome loja, Hub. segmentação de shoppings novos e maduros / Não tem essa classificação em nenhum local e é feita de forma manual junto há uma planilha da base geral do time de CS. Segmento (food good)

Essa classificação poderia ser: shopping A B C e D

Ações manuais:

  • Exporta planilha do hubspot
  • Faz uma proq entre planilha zoho e metabase
  • Preenche informações faltantes disponíveis na dashboard
  • Exporta a planilha no Sheets e sobe no Data Studio
  • Importa para apresentação do Powerpoint, faz análise dos dados, faz classificação dos comentários manualmente e separa por área.
  • Disponibiliza o link do Datastudio para o time

Porque o Data Studio hoje: Para segmentar melhor e apresentar os dados mais visuais. Problema: Não é escalável. precisa cruzar os dados entre as plataformas, pois estão desatualizados.

Para resolução da visualização automatizada desses dados, temos como opção a plataforma Looker.

Hoje a conversão é de 15% de respostas. O maior numero de respondentes vem do seller Central. O email necessita de reenvio, horários e dias são levados em consideração (envios pela manhã tem mais conversão).

Dados exportados via Hubspot:

ID do contato; Nome; Sobrenome; Cargo; E-mail; Número de telefone; Cidade; Nome da empresa; Shopping (form eu quero); Segmento; Data de conversão recente; Conversão recente; Original Source; Data da última pesquisa de NPS; Avaliação da última pesquisa de NPS; Comentário da última pesquisa de NPS; Shopping Center; Persona; Associated Company ID; Associated Company.

--

--

Gabriela Parizotto
Portfólio Gabriela Parizotto

Estudante de Design em fase de TCC, game designer e amante de jogos. Estagiária em UX Design. Realizando um projeto de Gamificação na área de Medicina na PUCPR.