Uma viagem sonora

Luís Leite
Jan 18, 2017 · 6 min read

A Your Podcast é uma experiência sonora. Através de conteúdos cuidadosamente criados, somos guiados pelas vozes de Marlene, Paulo e Pedro em percursos, exposições, galerias de arte e até no estudo para os exames nacionais.

Texto: Sofia Moleiro | Fotografia: Luís Leite

Começaram 2016 a concretizar mais um projeto sonoramente criado: audioguias para museus. De Braga a Lisboa fomos acompanhá-los nesta aventura, rumo ao Museu Nacional de Arqueologia.

Dezasseis de setembro de 2014. “Estava a chover”, recorda Pedro Avelar. Este foi o dia oficial da criação da empresa. Os três recordam esse dia e o que já conquistaram. “O produto tem sido aprimorado”, refere Paulo. Desde então desenvolveram três grandes áreas; Your Learn — apoio ao estudo, Your Travel — roteiros turísticos e Your Museum — audioguias para museus. É este produto que nos leva a Lisboa, ao Museu Nacional de Arqueologia (MNA), para entregar mais uma remessa de audioguias.

Durante a viagem, Pedro e Paulo saltam de rádio em rádio. Gostam de ouvir as rádios locais e compreender o que se faz ao longo do país. A paixão pelo áudio é patente. “A rádio sobreviveu a tudo”, conta-nos Paulo. “Quando a televisão apareceu disseram que a rádio ia morrer, mas não, até ganhou força. Quando apareceu a internet condenaram-na outra vez, mas não, adaptou-se com os podcasts, com emissões via internet” continua.

O podcast — junção de personal on demand com broadcasting — é o cerne de tudo. A ideia surgiu na disciplina Empresas de Comunicação na licenciatura de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, há seis anos. O objetivo era explorarem “o áudio sem ser pelas vias tradicionais, como a rádio”, como refere Paulo. A ideia nunca foi abandonada. A medida Passaporte Empreendedorismo deu-lhes a possibilidade de maturarem a ideia e criarem o produto. Encontraram um investidor e hoje são sócios igualitários de um projeto que criaram desde raiz. “Foi necessário trabalharmos para termos um método.” diz-nos Marlene, CEO da empresa. Atualmente estão instalados no edifício GNRation, em Braga, que faz parte da StartUp Braga.

Estamos em Lisboa. Marlene é a primeira a acordar e a verificar se está tudo pronto. O dia vai ser preenchido com uma visita ao Museu e reuniões de negócios. Enquanto espera por Pedro e Paulo faz as primeiras chamadas do dia. Em seguida, revê calmamente as tarefas com os colegas. Estão todos encaminhados, o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) é o destino.

Da Galécia à Lusitânia Romana

“Enviámos muitos e-mails e fizemos muitas chamadas”, conta-nos Marlene enquanto nos dirigimos para o destino. A dedicação a este projeto compensou e o Diretor do MNA, António Carvalho, refere que “a forma franca, simples e correta como se apresentaram” foi o fator chave que o fez convidá-los a ir a Lisboa e conversar pessoalmente. A aventura estava apenas a começar.

A Lusitânia Romana: Origem de dois Povos | Lusitania Romana: Origen de dos pueblos é uma exposição organizada pelo Museo Nacional de Arte Romano (MNAR) de Mérida e pelo Museu Nacional de Arqueologia (MNA), sob a égide do Gobierno da Extremadura e com a colaboração científica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A exposição poderá ser visitada até junho no MNA, já tendo passado pelo MNAR e fazendo ainda uma passagem pelo Museo Arqueológico Nacional (MAN) de Madrid até finais de 2016.

Maria José Albuquerque, coordenadora do setor educativo e de extensão cultural do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), recebe o trio de braços abertos. Os audioguias estão disponíveis há quinze dias e “a adesão tem sido boa”, conta Maria José, e continua: “No outro dia, uma senhora reformada estava completamente deliciada a ouvir. Queria ouvir tudo até ao fim, ficou mesmo até ao último momento de fecho do museu. Prometeu voltar”.

A sensação de ser audioguiado

Três bips indicam-me que o audioguia está ligado. Coloco os auscultadores e começo a visita à exposição. Recordo as palavras de Maria José, coordenadora no GAMNA, “achei muito interessante haver duas vozes, é quase como entrarmos na espiral do tempo”. A voz de Marlene apresenta a peça, enquanto que a voz de Paulo guia-me pela história do mundo romano. Cada peça tem uma história para contar, é mais do que um objeto. Entramos na vida da altura e sentimo-nos romanos. Não estou somente a ouvir a história dos romanos, aquele povo longínquo no tempo. Oiço a vida de Quintus Iulius Maximus, com 48 anos, gestor, magistrado, oiço as leis romanas para a exploração de minas, através da voz de Pedro que lê a Tábua de Vipasca II e oiço os apelos a Ataecina, deusa da mitologia lusitana.

Os audioguias “ajudam a contextualizar. O museu vive para além das peças”, diz-nos Luís Raposo, arqueólogo e ex-diretor do MNA. Há um despertar de novos sentidos quando utilizamos os audioguias. A audição apela à imaginação e permite que cada um construa o seu conhecimento escolhendo o que quer ouvir. É possível ver a peça sem a ver. A música que acompanha o áudio complementa-o perfeitamente. Dá o tom para tudo.

António Carvalho, diretor do MNA, refere que esta aposta conjunta do MNA e da Your Podcast “veio trazer ao museu uma nova valência” e oferecer mais uma ferramenta para os visitantes experienciarem a exposição. “Corresponde a um novo nível de leitura de exposição que oferecemos aos visitantes”, acrescenta. Esta nova oferta permite a uma pessoa portadora de deficiência visual desfrutar da exposição: “Pode ser um caminho para o museu todo”, conclui.

Os audioguias utilizam uma tecnologia de infravermelhos. Estão disponíveis em três línguas: português, inglês e espanhol. António Mendes visita a exposição Lusitânia Romana acompanhado pela esposa e pelo filho. Este pai de família descreve a experiência dos audioguias como complementar ao museu e ressalva como é positivo que os museus portugueses estejam a apostar nesta tecnologia. Habituado a frequentar museus europeus, refere que gostaria “que o dispositivo tivesse um aspeto mais sofisticado para estar alinhado com os modelos europeus”.

Novos caminhos

A dinâmica entre Paulo e Pedro dá ritmo à Your Podcast e Marlene marca o compasso. Empenhados em desenvolver novas ideias, o trio pretende apostar agora no desenvolvimento de aplicações móveis e na expansão da marca Your Museum.

Pedro Avelar, Marlene Ribeiro e Paulo Oliveira Sousa continuarão rodeados de som e nós poderemos sempre ouvir as suas vozes num percurso, numa exposição, numa galeria de arte ou até enquanto estudamos para os exames nacionais.

Originally published at www.revistarua.pt.

Luís Leite

Specialist in multimedia storytelling journalism based in Braga — intend to create immersive storytelling

Luís Leite

Written by

Specialist in multimedia storytelling journalism based in Braga — intend to create immersive storytelling

Luís Leite

Specialist in multimedia storytelling journalism based in Braga — intend to create immersive storytelling

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade