MANUAL DO GUERRILHEIRO VISUAL

CAP. I —Construa seu próprio projetor

O cinema é uma plataforma de incidência direta no imaginário, é inegável o papel transgressor dessa arte em diversos momentos de levantes sociais e micro-revoluções. A habilidade de utilizar da luz e de imagens em movimento para se emitir pensamentos e deixar conceitos impressos na consciência de pessoas passa recorrentemente por transformações contextuais. Por vezes ferramentas simples podem dialogar com mais gente que obras complexas. O efeito da projeção de tags, frases ou símbolos pode ser usado como meio de mobilização, para se disseminar informações ou para criar interferências estéticas em um ambiente. Além da pouca portabilidade da maioria dos equipamentos de projeção, esses costumam ter um custo elevado, o que reduz sensivelmente a possibilidade de encontrar uma maior diversidade de grupos projetando nas ruas.

Pensando nisso, neste primeiro capítulo o Manual do Guerrilheiro Visual ensina como se produzir um projetor simples, barato, portátil e eficiente.


ITENS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETOR



  • 1 lanterna forte (estou usando uma mini maglite de led com potência de 225 lummens, há outras mais potentes) http://migre.me/m6QdO
  • 1 lupa (estou usando uma com 10 cm de diametro)
  • 1 tubo de batata Pringles — http://migre.me/m6QbB
  • Silver tape a vontade
  • 1 prendedor grande (fácil de encontrar em lojas de material de construção)
  • 1 pedaço de papelão mole ou cartolina (talvez funcione melhor ainda se a extremidade de dentro do tubo for espelhada/laminada, mas ainda não testei)
  • 1 tampa grande de garrafa de suco ou pedaço de plástico grosso (para fazer o stencil do desenho ou frase que se quer projetar)
  • 1 steel bar clamp (facilita como estrutura, mas também pode ser improvisado de outra forma http://migre.me/m6PR3 )

PASSO A PASSO


1 — Esquente a ponta de uma faca no fogão e desenhe na tampa de plástico a imagem/frase a ser projetada.




2 — Faça um cone de papelão com 20cm de comprimento, de forma que o stencil da imagem (tampa de plástico) fique preso de um lado e a lanterna de outro. Fixe a tampa de plástico no cone com silver tape e prenda a lanterna à outra ponta usando o grampo.

3 — Arranque o fundo do tubo de Pringles e corte uma fenda de 8cmX3cm em uma das extremidades.


4 — Insira a lanterna (presa ao cone de papelão com stencil) no tubo de Pringles, deixando parte do grampo para fora através da fenda (para cima) e a imagem do stencil de cabeça para baixo.



5 — Prenda a lupa na parte da frente do steel bar clamp, em seguida prenda com silver tape o tubo de Pringles montado na parte de trás do steel bar clamp, de modo que a lupa e o tubo fiquem prefeitamente alinhados e o tubo centralizado em relação à lupa.



6 — Agora basta ligar a lanterna e ajustar o foco. Para isso é necessário mover para trás a parte inferior do steel bar clamp e ainda ajustar a posição da lanterna no “trilho” feito no tubo de Pringles.


7 — Quanto mais potente a lanterna mais longe a projeção irá, tendo em vista que a lupa multiplica a distancia alcançada. Deixe a imagem do stencil de cabeça para baixo, já que a lupa inverterá a imagem e ela aparecerá perfeita nas paredes.


Agora é só sair por aí deixando tags de luz pela cidade.


(CC-BY SA) Thiago Dezan