Ciência de Dados na Porto Seguro

Mais que uma seguradora, a Porto Seguro tem desafios que requerem muita capacidade analítica.

Emerson Aguiar
Porto
3 min readMar 3, 2020

--

Sede da Porto Seguro — Campos Elíseos, São Paulo — SP

A Porto Seguro é uma seguradora brasileira que iniciou suas atividades em meados de 1945, com apenas 50 colaboradores. Atualmente, o Grupo é composto por 27 negócios, e quase 14 mil funcionários.

Além disso, a Porto também é uma prestadoras de serviços, que conta com produtos como Porto Seguro Investimentos, Porto Seguro Carro Fácil, Porto Seguro Faz, Reppara!, Proteção e Monitoramento, Health for Pet — planos de saúde para pet, além dos serviços prestados relativos às apólices de seguros.

Ciência de Dados na Porto Seguro

Apesar do termo Ciência de Dados ter se popularizado apenas a partir dos anos 2000, a Porto Seguro tem um time de ciência de dados há mais 25 anos. Ou seja, antes mesmo de gigantes como Google, Facebook e Amazon existirem, a Porto já utilizava técnicas de machine learning e inteligência artificial nos seus negócios.

A empresa empodera seus colaboradores para criar soluções inovadoras e que agreguem valor aos nossos clientes. Como é uma organização com decisões orientadas a dados, temos papéis fundamentais no processo de desenvolvimento de soluções. Diante disso, o nosso objetivo como cientista de dados na Companhia é “transformar dados em bem-estar”.

Nossas equipes de ciência de dados estão divididas em:

  • Eficiência Operacional: focada em melhorar processos e operações.
  • Pesquisa & Desenvolvimento: responsável por ajudar a criar soluções inéditas e melhorar os processos relacionados a dados;
  • Clientes: focada em vendas e relacionamento com o cliente;
  • Risco de seguros: responsável por avaliar o risco e precificar o valor de apólices.

Apesar dessa divisão, é possível encontrar pessoas dessas equipes em diferentes áreas e produtos da Companhia em squads e dando suporte a todo o processo de negócio. Nosso time é composto por indivíduos de diferentes formações e experiências. Temos economistas, engenheiros, estatísticos, físicos, matemáticos e outros mais. Essa multidisciplinaridade é fundamental para criarmos soluções mais criativas e engajadas com as necessidades dos nossos clientes.

Apesar de sermos responsáveis por dar manutenção em soluções já consolidadas (tal como os modelos de análise de risco), no nosso cotidiano lidamos com problemas não estruturados em consultoria interna. Nessa situação, muitas vezes, a única informação apresentada pelo cliente é: “TEMOS UM PROBLEMA, MAS NÃO SABEMOS QUAL É!”.

Exemplos de problemas que resolvemos no último ano:

  • análise geoespacial;
  • detecção de anomalias em pagamentos;
  • construção de uma ferramenta online para previsão de séries temporais;
  • criação de perfis de corretores.

Porto Seguro na comunidade de Ciência de Dados

A Porto Seguro acredita que o desenvolvimento de ciência de dados no Brasil passa pela participação das empresas nesta área de forma efetiva, criando desafios, soluções e conteúdo para a comunidade.

Nesse sentido, em 2017 nos tornamos a primeira empresa brasileira a publicar um desafio no Kaggle e, em 2019, nos tornamos a primeira seguradora a organizar um MeetUp sobre ciência de dados.

Desafio da Porto Seguro no Kaggle

Além disso, o time de ciência de dados da Porto Seguro está presente em eventos acadêmicos propondo desafios e apresentando soluções.

Meetup de ciência de dados organizado pela Porto Seguro, Cielo e Google

Nosso objetivo neste canal é trocar experiências em ciência de dados, além de apresentar conteúdos sobre novas técnicas, ferramentas, metodologias e apoiar o desenvolvimento do poder analítico nas pessoas e instituições, fomentando a curiosidade, despertando ideias e combatendo mitos. Vamos juntos?

--

--

Emerson Aguiar
Porto

Engenheiro de Produção, Mestre em Pesquisa Operacional e Cientista de Dados na Porto Seguro