Foi assaltado? A culpa é sua.

Uma das coisas que mais me incomoda no Brasil é a acomodação das pessoas e pior ainda das instituições públicas que deveriam ser responsáveis pela nossa segurança e pelo simples direito de ir e vir. O pior é que vivemos em uma situação tão estranha que simplesmente não nos damos conta disso.

Al Lucca
Português (BR)

--

Texto originalmente publicado no www.usaparabrasileiros.com

Eu comecei a reparar nisso em 2008, quando fui assaltado em Curitiba, mão armada, levaram carteira, celular e meu carro. Minha esposa estava junto comigo, nós dois saímos antes deles fugirem com o nosso tão suado carrinho, foi assustador. Mas o pior estava por vir, pior, porque o assalto foi um evento que na verdade pode acontecer em qualquer lugar do mundo, mas vc descobrir que o sistema por trás do governo do seu país é quebrado, ineficiente e corrupto muda tudo, e a minha revelação veio através de uma frase que o policial me falou após o acontecido.

A polícia chegou uns 30 minutos depois, perguntei pra ele se já estavam fazendo buscas para achar o carro, ele me olha e diz:

vc tem sorte que não levaram vc ou sua esposa junto, poderia ser pior”.

Traduzindo, ficaria mais ou menos assim:

abaixa a bola playboy, vc é somente mais um em milhares, nós não estamos procurando seu carro e nem vamos procurar, a violência esta fora de controle, estamos aqui somente para oficializar o ocorrido, não somos capazes e nem sabemos como resolver isso, além de tudo, burro vc que sai de carro de noite (19hrs) e pensa que pode parar em uma rua (normal, iluminada) sem ter medo que algo aconteça.”

Depois disso vc começa reparar em algo assustador, por exemplo, falam no noticiário que o número de ocorrências da famosa “saidinha de banco” está em aumento, entrevistam o chefe de polícia, ele diz que as pessoas precisam se precaver, que estão dando mole… Onde já se viu vc ir ao banco pra tirar dinheiro???

Muitos assaltos no semáforo? Claro, vc é burro e deixa a janela do carro aberta! Mais burro ainda porque deixa seu celular à vista, só pode ser roubado mesmo. Ou vc acha que trabalha para poder ter suas coisas em paz sem medo algum? Ta pensando que mora na Finlândia mané?

Renderam vc entrando na garagem da sua casa? Burro, burro, burro… Quem mandou vc não dar 3 voltas na quadra procurando por pessoas suspeitas e ter um portão eletrônico que abre em fecha em segundos, guarda armada e portaria 24 horas?

A culpa é sua, ponto. O erro é seu, não da violência, essa se tornou a regra não excessão, nós é que temos que programar nossas vidas para tentar não ser roubado, assaltado ou até morto pelas mãos de um bandido, eles estão livres.

Perdeu Playboy!

--

--

Al Lucca
Português (BR)

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português