Dez coisas que aprendi com Breaking Bad.

A arte da guerra moderna.

Yourick Stancov

--

Depois de anos acompanhando a série, aflito com as aventuras de White & Pinkman, suas tramoias, suas falhas e acertos, lhes digo que não conheço uma série que retrate a vida tão bem como este incrível e extremo drama.

Ainda faltam poucos capítulos para o final da trama, mas nada de novo que possa acontecer irá mudar estes conceitos, talvez só acrescentar.

1- Nada é tão ruim que não possa piorar.

Você pode ter pulado fora de um empreendimento com futuro milionário, talvez você tenha quase ganho um prêmio Nobel se não fosse sua namorada lhe traindo com seu melhor amigo, quem sabe até tenha um emprego de merda que não utiliza nem um terço do seu talento, mas com certeza ainda há muito para Murphy acabar com sua vida. Talvez uma doença dessas devastadoras, um câncer por exemplo.

Um câncer de pulmão, algo relativamente comum para fumantes, mas você nem fumante é, na verdade nem tem contato com fatores de risco para esse câncer, uma vez que mesmo sendo químico o único laboratório que vê é o da escola que dá aulas. Além disso como se não já não fosse o bastante, você não terá nada para deixar a sua família depois de sua morte eminente, um novo filho vindo por aí, sua esposa não trabalha, seu filho adolescente com uma doença rara. Alguma duvidada que Murphy olha por ti?

Resumindo, a vida irá te derrubar de toda e qualquer maneira que ela encontrar a escolha é sua se irá deixar ser derrubado ou não.

“(…)these doctors talking about surviving, one year, two years, like it’s the only thing that matters(…)” -Walt

2- Tenha noção de suas habilidades e o que fazer com elas.

Todo ser humano sabe fazer bem algo, nem sempre esta coisa é algo realmente útil para a sociedade, talvez não seja nem útil para você mesmo, mas espertos são aqueles que sabem ganhar dinheiro com isso seja útil ou não, e há aqueles que vão se lamentar. Qual deles você é?

Antes de tudo tenha certeza do que você domina e o que você pode fazer com isso, por alguns dias pense em tudo que já fez na vida, na sua formação, descubra o que faz com maior facilidade e ainda se diverte fazendo. Se você for um mestre da química, poderá trabalhar em multinacionais ou em universidades, pesquisar novos materiais ou medicamentos revolucionários, pesquisar novas matérias para proteger um foguete espacial por exemplo, mas se você precisar de dinheiro rápido, poderá começar a cozinhar metanfetamina. Por que não?

“Science, bitch!” -Jesse

3- Quando não souber, ache quem sabe.

Uma vez decidida a sua nova área de atuação, talvez você não conheça todos os meandros da mesma. Então é preciso achar alguém que conheça, neste caso o submundo das drogas e como as ruas funcionam, nada melhor que seu ex aluno viciado em metanfetamina e aspirante a Gangsta.

Regra de ouro: Esta busca pode nunca parar, nada lhe impede de achar novas pessoas que te ajudam de diferentes formas, mas você sempre precisará de um braço direito, não importa o quão bom ou ruim ele seja, você sempre precisará de alguém com quem contar.

Hoje o nosso mundo é o mundo da terceirização, atendimento ao consumidor, segurança, limpeza, todos precisam disso não é? Então terceirize tudo aquilo que você não sabe e não gosta de fazer, assim poderá focar na produção de uma metanfetamina com uma pureza assombrosa de 99,1%. O que é bastante impressionante uma vez que nem os colírios, os medicamentos mais puros do mercado, chegam a tamanha pureza.

“You may know a lot about chemistry man but you don’t know jack about slangin’ dope.” -Jesse

4- Dupla personalidade nem sempre é uma doença.

Sua personalidade de hoje não é boa o bastante para esse novo mundo em que você está entrando, na verdade quem você é não é bom o bastante para esse novo mundo. Você precisará pensar em novas atitudes, talvez adotar alguns maneirismos novos, um novo visual e até um nome.

Lembre-se um visual imponente, nesta sua nova área é muito importante, as pessoas terão de lhe respeitar, terão de temer você, com o tempo depois de certas ações tuas seu nome dará mais medo que qualquer visual, mas pelo menos seu rosto precisa reafirmar o que seu nome diz.

Apesar de tudo isso você ainda manterá a sua personalidade anterior, afinal você tem uma família, alguns poucos amigos e também não pode levantar suspeitas, sua nova identidade ajudará a não ser reconhecido pelos seus familiares, amigos, colegas e as autoridades, ainda mais se seu cunhado é do departamento anti narcóticos.

Who are you talking to right now? Who is it you think you see? Do you know how much I make a year? — Heisenberg

5- Tenha noção do que te faz único, isso pode salvar sua vida.

Como disse no item anterior, tudo é terceirizável hoje em dia e quase tudo é passível de ser trocado. Agora se você tem um diferencial, se tem completa noção dele, então você o controla e poderá fazer com que as pessoas dependam exclusivamente de você, ainda mais quando os clientes já estiverem habituados com seu serviço único e precisarem dele mais do que qualquer outro.

Faça com que precisem de você, façam que desejem seu serviço, nem que para isso você precise eliminar a concorrência, esta sem duvida sempre é uma boa opção.

“ Better call saul!” — Soul

6- Manipule tudo e todos.

Lembre-se você sempre teve a fama de um perdedor, de alguém que não machucaria uma mosca, isso aliado com seu intelecto claramente superior poderá ser capaz de manipular praticamente tudo e todos.

Manipulação é a chave de qualquer sucesso, grandes nomes de diversas industrias chegaram lá criando uma necessidade inexistentes até então, isso é só mais uma forma de manipulação. Sem contar que sem ela, você que até ontem era um medíocre filho de Murphy, não irá muito longe num mar repleto de tubarões.

Manipule quem está abaixo de você para que pensem que são indispensáveis, manipule quem está a cima de você para que pesem que te manipulam e finalmente manipule a si mesmo para que deixe de ter qualquer sentimento de empatia, empatia apenas atrapalhará seus negócios.

“You did fine Todd, you applied yourself, that’s as much as I can ask.” — Walt

7- Não resolveu com manipulação? Explosão é a solução.

Infelizmente a vida em sociedade nada mais é do que nossa versão de selva, sempre haverá um predador maior que você, talvez você não o conheça e nunca virá a conhecer, mas tenha certeza que ele está a espreita por aí.

Só que a verdade é que não importa o tamanho deste predador, nada resistirá a uma boa explosão, exceto talvez para dar alguns passos e ajeitar a gravata. Uma explosão além de enviar uma boa mensagem para todos seus possíveis concorrentes e predadores, elimina boa parte das evidencias junto consigo, além de dar um efeito incrivelmente dramático.

“I am the one who knocks!” — Walt

8- Esteja sempre alguns passos a frente de todos.

Depois de algum tempo no negocio, você começará a prever os passos de seus adversários, também já terá imposto respeito o suficiente para não se dar mais ao trabalho de explodir coisas ao menos que seja estritamente necessário, também descobrirá que alguns casos explodir também não é uma opção, infelizmente família é família.

Preveja exatamente o que estão fazendo contra você, e tome uma ou mais atitudes para neutralizar essa ação, na verdade essa é uma forma maior de manipulação, lembre-se o mundo real é um eterno jogo de xadrez.

“If you try to interfere, this becomes a much simpler matter. I will kill your wife. I will kill your son. I will kill your infant daughter.” — G us

9- Amplie os negócios.

Crescer é sempre bom, todo negócio precisa ser ampliado de alguma forma, alguns compram mais lava-jatos, outros abrem mais franquias, começar a exportar para fora seu material claramente ilegal, é uma boa pedida, afinal quanto mais longe o produtor do consumidor, mais difícil de se localizar a origem.

Lembrando que com o tempo você entenderá do negócio e todos os que o cercam, tudo que não progride morre.

I’m in the empire business.” — Walt

10- Não entregue o jogo, mesmo com a perda eminente.

Você pode saber que seu câncer voltou, pode saber que tem menos de um ano de vida, mas isso não é motivo de se deixar abater e permitir que alguém estrague tudo aquilo que você conquistou. Talvez você de certa forma perca algo, alguns amigos, algum parente, a própria vida, mas nunca, em hipótese alguma jogue a tolha antes do jogo acabar.

Mesmo que seu império termine (e todos terminam), mesmo que seu cunhado cego consiga te capturar, seu nome ainda estará nas ruas e para sempre será lembrado, e isso, ninguém pode comprar ou apagar.

É claro também que você pode e deve deixar algum dinheiro escondido para sua família usar quando você morrer ou acabar preso.

“Say my name” — Heisenberg

--

--

Yourick Stancov

Se o louco persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio. (W.Blake)