CSKA perde em casa para o Basel e se complica na UCL

Walter Paneque
Pote 4
Published in
2 min readOct 20, 2017

Em uma partida para se esquecer, o CSKA Moscou foi derrotado em casa por 2 a 0 para o Basel. Os gols do confronto foram marcados por Xhaka e Oberlin, e deixam o clube russo em uma situação delicada em relação ao sonho de avançar às oitavas. A sorte do time é que o Benfica está ainda pior.

Foto: Times

Abusando da bola aérea, o CSKA teve extrema dificuldade para criar qualquer lance contra uma defesa suíça bem posicionada. Os três zagueiros escolhidos deram solidez ao Basel, que soube ainda levar perigo nos contragolpes — e foi assim que abriu o marcador. Taulant Xhaka não teve muita dificuldade para se livrar da frouxa marcação dos russos e bater firme de fora da área, tirando de Akinfeev.

Isso aconteceu aos 24 minutos da etapa inicial e o que aconteceu em seguida foi um roteiro repetitivo. Enquanto o CSKA falhava miseravelmente na missão de levar perigo ao gol defendido por Vaclik, o Basel foi perdendo gols no atacado e jogando fora a oportunidade de matar o confronto. Surpreendentemente exposta, a linha defensiva russa teve muitos problemas para deter os avanços do time treinador por Raphaël Wicky.

O Basel teve ainda um gol anulado na etapa final, após o árbitro assinalar impedimento duvidoso de Ajeti em sobra na grande área. Nos acréscimos ainda houve tempo para a promessa Dimitri Oberlin marcar o segundo do time suíço e sacramentar a vitória.

Foto: Tageswoche

O placar negativo é resultado de uma atuação muito abaixo das expectativas do CSKA Moscou, que mesmo jogando em casa e com time praticamente completo esteve longe dos seus melhores dias. Pouca criatividade e defesa aberta foram os principais defeitos da equipe, que agora terá que se desdobrar longe de casa para manter viva a esperança de ir à Europa League.

Logo na próxima rodada o time terá a oportunidade de se vingar do Basel, quando viaja à Suíça para enfrentar uma equipe que surpreendeu. Com inteligência e uma estratégia bem definida, o time foi letal nas transições ofensivas e poderia ter vencido até mesmo por um placar mais elástico.

A sorte dos russos é que o Benfica ainda não pontuou e a virada sobre os lusos fora de casa na primeira rodada serve de vantagem. Pelo que tem jogado, resta ao CSKA a sorte de que o Benfica não se recupere no returno da fase de grupos. Se der a lógica, o time deve terminar mesmo essa fase de grupos em 3º lugar.

--

--