Equilíbrio é a tônica do empate entre RB Leipzig e Monaco

Empate por 1 a 1 entre as equipes refletiu a igualdade do futebol apresentado por RB Leipzig e Monaco na rodada desta quarta-feira (13). Ao contrário do previsto, o time do Monaco entrou no esquema 4–2–3–1 e optou por jogar no erro do adversário. A equipe de Leipzig entrou no esperado 4–4–2 e teve maior posse de bola, mas o bom comportamento defensivo da equipe adversária frustrou as chances dos alemães.

Foto: Sportbuzzer

O RB abriu o placar aos 33 minutos da primeira etapa, quando era superior e pressionava a equipe do Monaco. Após uma disputa aérea, a bola sobrou para o atacante Poulsen, que da intermediária defensiva ligou Forsberg pela ponta esquerda. O sueco invadiu a área e chutou no canto do goleiro para abrir o marcador.

A alegria do primeiro gol do time na história da Champions League durou pouco, após um minuto o recém contratado do Monaco, Tielemans empatou o jogo. Em jogada pelo lado direito do campo, a bola foi cruzada e Diakhaby escorou para Tielemans que precisou cabecear a bola duas vezes para igualar o marcador.

O RB começou o jogo bem, criando algumas chances. Após o empate, o time enfrentou maiores dificuldades para descobrir espaços. Isso aconteceu devido às estratégias do Monaco, que montou seu jogo justamente para conter o contra-ataque alemão, que é a maior virtude do time. Dessa maneira, o RB teve maior posse de bola, mas encontrou dificuldades para criar alternativas e achar o segundo gol. O técnico fez substituições para buscar alternativas, colocou Kampl e Augustin no lugar de Forsberg e Poulsen, porém as mudanças não surtiram o efeito esperado.

Foto: Getty

A partida foi muito interessante do ponto de vista tático, principalmente por parte do Monaco. Algumas vezes o time utilizou da marcação com duas linhas de quatro na parte defensiva do campo, com objetivo de frustrar o contragolpe do adversário. Outra estratégia usada pelo Monaco foi forçar o impedimento dos atacantes do Leipzig, que totalizaram nove após o final da partida.

A equipe visitante também utilizou outro artifício para confundir o adversário. Falcao Garcia jogou um pouco recuado, ao passo que o meio campista Tielemans ficou mais avançado. Assim o centroavante colombiano teve papel importante na parte defensiva e de criação. Papel similar foi exercido pelo atacante Poulsen do RB, o dinamarquês que recentemente teve o contrato renovado até 2021, se sacrificou na parte defensiva e foi o centro das ações ofensivas do time.

Apesar do empate, o resultado por parte do RB pode ser visto de maneira positiva, uma vez que era seu primeiro jogo na competição em que enfrentou o melhor time do grupo. A boa atuação do time deixa a torcida esperançosa para uma possível classificação para a próxima fase.

Like what you read? Give Gabriel Gomide a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.