RB Leipzig domina Porto e consegue sua primeira vitória na competição

Gabriel Gomide
Pote 4
Published in
2 min readOct 20, 2017

Diante de um público de quase 42 mil pessoas na Red Bull Arena, o RB Leipzig controlou o jogo inteiro e conseguiu a tão esperada primeira vitória na história do clube pela Champions League. Apesar do placar de 3x2, o jogo sempre esteve favorável a equipe da casa ,que , apesar de alguns sustos, dominou a posse de bola e criou diversas chances de gol.

Equipe alemã enfim comemorou o primeiro triunfo europeu (Reprodução/Twitter RB Leipzig)

O Leipzig começou o jogo pressionando e logo aos oito minutos abriu o placar com Orban. Ele pegou o rebote após uma falha do goleiro, que bateu borboleta e soltou a bola nos pés do zagueiro. A equipe alemã continuou pressionando, sem dar muitos espaços à equipe do Porto. Porém os visitantes acharam, em um lateral alçado na área, o gol de empate com Aboubakar.

O RB não se abalou com o gol e continuou dominando a posse de bola e criando chances de gol. Aos 37 minutos, Forsberg tabelou com Sabitzer e saiu à frente do goleiro, colocando, mais uma vez, o Leipzig em vantagem. Três minutos após, o Leipzig ampliou o resultado com o atacante Augustin, que aproveitou a trapalhada da zaga para fechar o primeiro tempo com o placar de 3x1. Esse marcador permaneceu até os 44 minutos do segundo tempo quando o Porto fez um gol com o zagueiro Ivan Marcano, que marcou em jogada de escanteio.

Como dito anteriormente, o RB assumiu o jogo e quase não passou dificuldades. Os gols da equipe visitante saíram de jogadas esporádicas que tiveram origem em bolas paradas. O sucesso dos anfitriões passou muito pelos pés de Keita que controlou o meio de campo ao lado de Kampl. Os dois pressionaram e dificultaram a saída de bola do Porto. A marcação sob pressão foi liderada pelos dois, mas seguidos pelos laterais que jogaram bem avançados.

Se o meio campo do Leipzig foi o fator preponderante, a desatenção do Porto ajudou para a atuação fraca dos portugueses. A estratégia do técnico Sérgio Conceição, de apoiar o sucesso do time em sua defesa, dessa vez não deu certo. O time português sofreu com as jogadas laterais do Leipzig.

Como os laterais do RB estavam jogando quase como alas, Bruma, Forsberg e Augustin ficaram mais centralizados. Isso permitiu que as principais peças do time ficassem mais próximas, confundindo a defesa do Porto, além de dar espaço para um corredor para Klosterman e Halstenberg. Na parte defensiva, essa subida dos jogadores de lado, impediu que Alex Telles fosse efetivo como está sendo nos jogos do campeonato português.

O resultado do jogo fez com que o Leipzig passasse o Porto, estando agora na segunda posição com quatro pontos. As duas equipes voltarão a se enfrentar no dia primeiro de novembro, porém dessa vez no Estádio do Dragão, localizado na cidade de Porto.

--

--