Sporting CP vence e mantém esperança de avançar às oitavas

Wladimir Dias
Pote 4
Published in
2 min readNov 24, 2017
Foto: Sporting CP

Na última quarta-feira (22), o Sporting CP recebeu o Olympiacos, no estádio José Alvalade. Na oportunidade, só a vitória interessava, pois manteria o clube lisboeta vivo na disputa por uma vaga nos mata-matas da UEFA Champions League e, ao mesmo tempo, asseguraria eventual vaga na Europa League, condicionando os gregos à eliminação. Sem muitas dificuldades, foi o que os alviverdes fizeram.

Novamente, o Sporting se impôs com categoria perante os alvirrubros de Pireus. Enquanto os donos da casa criaram 18 oportunidades de gol, os visitantes só ameaçaram a meta de Rui Patrício sete vezes. Os sportinguistas controlaram o jogo como bem quiseram, obtendo 59% da posse de bola e um confortável placar de 3 a 1.

Se não puderam contar com o talento de Marcos Acuña, os Leões não tiveram muito do que reclamar, pois Bruno César supriu bem sua lacuna. Contudo, apesar do domínio lusitano, o placar demorou a ser aberto. Depois de chances desperdiçadas pelo zagueiro André Pinto e o centroavante Bas Dost, este acabou por conseguir abrir o placar, assistido por Gelson Martins, no minuto 39. Aos 42, foi a vez do mencionado Bruno César aumentar a vantagem. Assim terminou a primeira etapa.

Foto: Sporting CP

Com a obtenção de boa vantagem, o Sporting não foi com tanta sede à meta de Silvio Proto. Entretanto, aos 65, Dost balançou as redes gregas pela terceira vez — sua segunda. Passados mais cinco minutos, os anfitriões até chegaram a ensaiar uma goleada, por meio de ótima cobrança de falta de Jérémy Mathieu, que passou próxima da meta do goleiro adversário e por pouco não colocou o placar em quatro bolas a zero. Com a vitória assegurada, o treinador Jorge Jesus se deu o direito de poupar os jogadores que eram dúvida, fazendo sair Mathieu e Cristiano Piccini, para as entradas de Tobias Figueiredo e Stefan Ristovski.

O Olympiacos até evitou a consolidação do chamado “placar clássico”, diminuindo, aos 85 minutos, com Vadis Odjidja-Ofoe, mas foi só. À beira dos acréscimos, Bruno César ainda deu lugar a Mattheus Oliveira (filho de Bebeto), que não teve tempo de fazer coisa alguma.

O Sporting segue vivo e, na pior das hipóteses, assegurado na Europa League. Em Barcelona, porém, precisará vencer os donos da casa, que já estão classificados. Sobre isso, Jesus já se manifestou:

Se o baixinho não jogar…

Não custa sonhar, Sporting.

--

--

Wladimir Dias
Pote 4
Editor for

Advogado, mestre em Ciências da Comunicação e Jornalismo Esportivo, pós-graduando em Escrita Criativa. Escrevo n’O Futebólogo e penso no Fluxo de Ideias.