Professores e alunos do PPGCOM representam Famecos na Lusocom 2016

Gabriel Galli
PPGCOM PUCRS
Published in
2 min readOct 26, 2016

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos/PUCRS contou com quatro trabalhos de professores apresentados no encontro da Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (Lusocom 2016), que este ano foi realizado na cidade de Praia, em Cabo Verde. O evento aconteceu de 19 a 21 de outubro e teve como tema “Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperação”. A conferência teve 118 comunicações apresentadas, distribuídas em 27 sessões.

O professor Dr. Antônio Hohlfeldt apresentou o trabalho “O cotidiano estampado nos jornais caboverdianos do início do século XX” no GT História dos Mídia, coordenado por ele. Hohlfeldt também foi responsável por mediar o GT Sociologia da Comunicação, com o tema “Aproximações analíticas à sociologia da comunicação: Política, mídia e censura”. Representando a Intercom, o professor participou da segunda plenária do evento, que teve como título “Interculturalismo, Comunicação Lusófona e Cooperação” e de uma sessão especial com tema “Política Científica e Política de Língua — o espaço lusófono como espaço de conhecimento”.

O trabalho da professora Dra. Cristiane Finger Costa “TVE-RS: desafios da televisão pública na cultura da convergência digital” com coautoria de Greetchen Ferreira, João Vicente Ribas e Mario Abel Bressan Junior (que teve papel de expositor durante o evento) foi apresentado no GT Rádio e Televisão.

A professora Dra. Claudia Peixoto de Moura participou do GT Epistemologia da Comunicação com o trabalho “Temáticas de metodologia da pesquisa em Comunicação nos programas de pós-graduação”, que teve coautoria de José Henrique Vijande Alonso.

Também ocorreu a apresentação do trabalho "Rachel de Queiroz e a Última Página" da aluna do PPGCOM Ranielle Leal Moura (que foi a expositora) em coautoria com o professor Dr. Antônio Hohlfeldt no GT História dos Mídia.

Sobre a Lusocom

A Lusocom é uma entidade que reúne as associações nacionais de Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Galícia. É o segundo evento que a Lusocom organiza, tendo como objetivo organizar encontros bienais em cada país membro. A federação foi oficializada em 1998 e tem como principais objetivos criar condições para o desenvolvimento de estudos das ciências e políticas da comunicação no espaço lusófono e desenvolver as relações entre o conjunto de países e comunidades de cultura lusófona através de intercâmbio que permite garantir uma posição de relevo à pesquisa em ciências da comunicação íbero-afro-ásio-brasileira.

--

--

Gabriel Galli
PPGCOM PUCRS

Jornalista, Mestre em Comunicação Social, membro da ONG SOMOS (http://somos.org.br) e do grupo Freeda — Espaços de Diversidade (http://freeda.me)