Alunos-atletas dos Jogos Escolares do Ceará relatam descontentamento com o cancelamento da etapa nacional das competições no circuito de natação

Lindemberg Bernardo
Próxima Partida
Published in
3 min readJan 17, 2022

Para muitos alunos-atletas, a etapa nacional dos Jogos Escolares é o fôlego necessário para que sigam esforçando-se em todas as etapas do certame esportivo

por Lindemberg Bernardo e Lucas Dutra

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) realizou no dia 4 de dezembro de 2021, no Clube Náutico — Fortaleza, a fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará na modalidade de natação, categoria de 15 a 17 anos. O evento contou com 22 provas da modalidade esportiva nas categorias masculinas e femininas.

Piscina do Clube Náutico, sede das competições de natação dos Jogos Escolares do Ceará 2021 | Foto: Lucas Dutra

Diferentemente de anos anteriores, em 2020 e 2021 os Jogos Escolares da Juventude foram somente até a fase estadual. Em 2020, os jogos foram paralisados devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, a competição iniciou-se em outubro e se estendeu até o mês de dezembro. Em nota, divulgada em agosto de 2021, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o cancelamento da fase nacional do JEJ e salientou a motivação: “[…] considerando a gravidade da pandemia de COVID-19, e a disseminação de novas cepas do coronavírus, e levando em consideração o número elevado de participantes na faixa etária de 15 a 17 anos, o COB entende que deve zelar pela integridade física e saúde de todos os envolvidos”.

Maria Eduarda Veríssimo, competidora na modalidade de natação nos Jogos Escolares do Ceará | Foto: Lucas Dutra

A reportagem conversou com alunos que disputavam a natação e se queixaram do cancelamento da fase mais aguardada do evento, a nacional. Maria Eduarda Veríssimo, medalhista nas provas de 800M e 200M Livre/Fem e 200M Medley/Fem, relata a excepcionalidade de ir para o nacional: “Já fui duas vezes e fiquei maravilhada em conhecer novos lugares e pessoas, é a etapa mais importante e esperada para nós enquanto atletas. Foi com muita tristeza que recebemos a notícia de que não iría acontecer a etapa nacional, principalmente porque esse é o meu último ano nos jogos”.

Taynara Lorraine, também de Jaguaruana, atribuiu algumas desistências da competição ao cancelamento da fase nacional. “Como não teve a fase nacional, muitos dos meus colegas ficaram desmotivados para participar da competição, deixando até mesmo de treinar, porque essa etapa é o grande foco de todos, justamente por ser uma viagem, sempre é um momento muito marcante”, alegou a atleta.

Cientes da necessidade de medidas sanitárias para combater a proliferação do vírus da Covid-19 e suas variantes, os jovens participantes alegaram ter sido injustiçados, uma vez que houve a volta de muitas atividades consideradas por eles como menos importantes.

Com a participação de 178 alunos de 14 municípios cearenses e 22 provas divididas em duas etapas, a Natação encerrou suas atividades nos Jogos Escolares da Juventude do Ceará no último sábado com uma mensagem sobre o poder do esporte como transformador da realidade social para os jovens participantes.

--

--

Lindemberg Bernardo
Próxima Partida

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará - UFC