Etapa estadual de natação dos Jogos Escolares do Ceará 2021 ocorre no Clube Náutico, em Fortaleza

vanessa alves
Próxima Partida
Published in
3 min readJan 26, 2022

Por Vanessa Alves e Amanda Oliveira

Evento realizado pela Sejuv reúne adolescentes de 15 a 17 anos. Vencedores falam sobre o próprio desempenho e a importância dos Jogos

Alunos cearenses competem em provas de natação no Náutico Atlético Cearense, clube em Fortaleza. Foto: Vanessa Alves

A etapa estadual de natação dos Jogos Escolares do Ceará 2021 aconteceu no sábado, 4 de dezembro. O evento, realizado pela Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv), reuniu adolescentes de 15 a 17 anos no Náutico Atlético Cearense, clube poliesportivo em Fortaleza, para competirem em 22 provas, divididas nas categorias masculina e feminina.

Tabelas de vencedores

Feminino — 15 a 17 anos

Masculino — 15 a 17 anos

O vencedor da prova de 50m livre foi Vitor Vasconcelos, 15, com um tempo de 25s92, o qual foi considerado satisfatório pelo atleta de Fortaleza. Sobre sua preparação, Vitor disse ter feito um bom aquecimento e não ter ficado muito nervoso. “Acredito que minha saída, que às vezes é um pouco lenta, foi mais rápida desta vez. Além disso, a transição do nado submerso para o crawl foi veloz e acho que isso fez diferença”, declarou Vitor acerca dos aspectos que garantiram sua vitória. Ele também foi o primeiro colocado na prova de 50m borboleta, a qual concluiu em 26s78.

Para Mayara Mendonça, 17, segunda colocada na prova de 50m borboleta e campeã dos 100m do mesmo nado, os Jogos Escolares contribuem de forma bastante positiva para os jovens que desejam seguir carreira profissional. “Os Jogos permitem que você mostre que seu perfil quando jovem era de atleta, de competir pelo Brasil. Isso lhe dá muita valorização quando você mostra as medalhas que ganhou, seus certificados e qualificações no esporte escolhido”, afirmou Mayara.

Mayara Mendonça, vencedora da prova de 100m borboleta e segunda colocada nos 50m do mesmo nado. Foto: Vanessa Alves

Os Jogos Escolares do Ceará ocorrem anualmente. No entanto, não foram realizados em 2020 devido à pandemia de covid-19. As modalidades são divididas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, naipes masculino e feminino. De acordo com a Sejuv, a competição visa incentivar a prática esportiva, promover inclusão social e descobrir novos talentos do estado.

--

--