Pódio se repete na ginástica rítmica nos Jogos Escolares de 2021

Atletas contam como foi treinar durante o período de lockdown

Eduarda Porfírio
Próxima Partida
2 min readFeb 3, 2022

--

No sábado (04/12), aconteceu a etapa de ginástica rítmica dos Jogos Escolares. Seis meninas, de instituições públicas e privadas, se reuniram no ginásio principal do Centro de Formação Olímpica para as disputas individuais dos aparelhos de massas e bolas. Raquel Rebouças ficou com o primeiro lugar, Esther Tavares conquistou o segundo e Tabitha Lima com o terceiro, repetindo a classificação tanto no individual quanto no geral.

Da esquerda para a direita: Esther Tavares, tirou o segundo lugar do pódio, Raquel Rebouças, que ficou com o primeiro lugar e Thabita Lima com o terceiro lugar. Foto: Euziane Bastos

Adiada para 2021 por causa da pandemia de covid-19, a competição era muito esperada pelas ginastas. “Eu estou animada para entrar no tapete porque faz tempo que não compito. Antes da pandemia estava me preparando para disputar o campeonato regional em Natal, mas acabei não indo devido ao surto de coronavírus”, conta Bela Tavares, atleta da Escola Antares, na Praia de Iracema, em Fortaleza, que ficou em 4º lugar da competição.

As atletas tiveram que improvisar treinos em casa para manter o condicionamento físico e a flexibilidade. “Eu estava muito bem antes da pandemia e quando voltou tive dificuldades, principalmente com a preparação física. Querendo ou não o treino em casa é diferente, porque tem mais restrição de espaço, de não poder lançar a bola ou a massa.”, explica Esther Tavares, medalhista do segundo lugar nas categorias geral e individual.

Tabitha Lima, medalhista de bronze no geral e individual, também teve problemas para manter a rotina de treinos fora do ginásio. Já para Raquel Rebouças, da Escola Deputado Dom Manuel Rodrigues, no Jardim América, em Fortaleza, manter a prática foi como um escape da realidade da pandemia. “A pandemia foi difícil, porque muitas pessoas morreram, muita coisa aconteceu e o psicológico das pessoas anda abalado. Mas quando você é atleta, o seu maior objetivo é não desistir de você, não desistir de treinar e foi isso que me manteve viva pra poder conseguir chegar até aqui”, a ginasta alcançou o primeiro lugar no individual e geral.

--

--