Por que black lives matter e vida de negro não?

Bruno Barbieri
Pra ler e ouvir
Published in
3 min readJul 21, 2016

--

Pra ler ouvindo: NOFX — Don’t call me white.

Há algumas semanas atrás dois homens negros e desarmados foram mortos por policiais brancos nos Estados Unidos sem motivo algum. Isso foi a gota d’água pra população que invadiu as ruas protestando contra o racismo da polícia americana.

Nas redes sociais o movimento ganhou ainda mais força. Quase todos meus amigos americanos usaram a hashtag #BlackLivesMatter para postarem suas opiniões sobre o assunto. Brancos, negros, latinos, asiáticos, mestiços, anões, jovens, velhos, homens, mulheres. Todo mundo resolveu falar o que achava e eu fiquei quieto na minha tentando entender um pouco melhor o que os americanos pensam sobre isso.

Pra minha surpresa, alguns amigos que moram no Brasil também postaram a mesma hashtag em inglês. Confesso que meu deu um pouco de orgulho. Achei muito foda ver essa discussão chegar no nosso país, um lugar onde dezenas de pessoas são mortas semanalmente pela polícia sem motivo algum e ninguém fala nada.

Mas esse orgulho todo só durou até eu ler um post de um amigo com a hashtag #BlackLivesMatter. Amigo não, vai. Um ex-colega de trabalho. Um cara muito inteligente que frequentou a melhor faculdade pública do país, mas com atitudes sociais que não representam nem de longe a educação que ele teve.

Ele mesmo postou há alguns meses atrás a seguinte frase: “bandido bom é bandido morto”. Logo que a Dilma venceu as eleições, ele fez uma sequência de posts dizendo basicamente que se alguém jogasse uma bomba no Nordeste não ia fazer falta nenhuma pro Brasil. Ah! E claro que ele apóia e compartilha os posts de um político que eu me recuso a dizer o nome, mas que diz que “ter filho gay é falta de porrada”.

Então tá, deixa ver se eu entendi direito. Quando é no Brasil ele acha que tem que matar todos os bandidos, explodir o Nordeste e homossexualidade só existe porque algumas pessoas não apanharam o suficiente dos pais. Mas quando as coisas acontecem nos Estados Unidos, ele posta com orgulho defendendo a vida das minorias.

Por quê? Sério! Eu não consigo entender por que black lives matter e vida de negro não? Por que toda essa hipocrisia? Qual a diferença entre negro e black? QUAL!? Vai ver é isso, o intercâmbio em Londres não foi suficiente e ele não conseguiu entender o que significa o movimento. Então deixa eu explicar melhor.

#BlackLivesMatter, ex-colega de trabalho, significa: vida de negro importa. Vida de favelado importa. Vida de nordestino importa. Vida de mulato importa. Vida de mendigo importa. Vida de trabalhador importa. Vida de mexicano importa. Vida da tia da cozinha que faz café todo dia pra você e você não dá nem bom dia também importa. Vida de índio importa. Vida de homossexual importa. Vida de deficiente físico importa. Vida de presidiário importa. Vida de petista (um termo patético usado pra descrever todos que discordam de você) também importa. Todas essas vidas importam tanto quanto a vida de um conservador de direita. Independente do idioma que você fale. Entendeu, coleguinha?

Gostou? Dá um like lá na página do Facebook pra receber avisos de textos novos. :) Clique aqui.

--

--