Com quantos selfies se faz uma autoimagem boa?

rosana hermann
Prato cheio de vida 
4 min readSep 4, 2014

Estava a velha a tweetar e veio um link me questionar. Por que você faz selfies, perguntava a matéria. E aí a coisa se deu.

Ontem eu estava tentando continuar a conversa sobre o post dos selfies com o querido Pedro Katchborian dentro d um táxi, no escuro, no celular e sem óculos, ou seja, eu era o Mr.Magoo tweetando em braille. Além disso eu estava conectada pelo 3G de Schroedinger, digo, da Claro. O tema era o link acima, a matéria ‘por que você faz selfies?’

O assunto selfie muito me interessa. Muito mesmo.

Acho que o tema é um dos mais importantes, por ter revelado (no pun intended) proporções planetárias de um fenômeno quase biológico, o da autoexposição contínua. Se você pegar o instagram de algumas pessoas notará que é praticamente um reality show 24 x 7, só que em vez dela fazer streaming em áudio/vídeo em tempo real, ela posta frame a frame.

Primeiro acho que a pergunta não é POR QUE TIRAMOS selfies, mas por que as PUBLICAMOS.

Todo mundo tira selfies mas nem todas as fotos são publicadas. E quais a gente publica? Publicamos aquelas que passam por NOSSOS FILTROS, conscientes e inconscientes. Filtros de interesse, de vaidade, de insegurança, de falta ou excesso de autoestima que vão muito além dos filtros do Instagram.

Sobre a amostra da matéria (eu sei, eu sei, não é científica, gente) tenho uma opinião. Não é só que 11 pessoas seja uma amostra pequena. Mas são 11 pessoas na mesma faixa de idade, talvez da mesma classe social e até da mesma região. É mais um grupo do que uma amostra. Amostra pra mim é composta de individuos que representam, cada um, uma parte de um todo. Diferentes classes sociais, culturais, faixas etarias, tudo. Fazer uma enquete com um grupo semelhante é como fazer uma enquete junto a seus irmãos, vizinhos, colegas. Não representa nada, quer dizer apenas que aquele grupo diz que acha isso ou aquilo, só.

Mas tem uma outra coisa que me intriga muito mais em qualquer tipo de enquete desse tipo.

Não são pessoas apenas respondendo (por email, por ex) a pergunta ‘por que você tira selfies’ mas são pessoas que sabem que vão segurar uma placa com a resposta escrita para serem fotografadas para uma matéria no youpix!

Isso muda tudo!

Uma coisa é a pessoa responder uma pergunta, outra coisa é ela dizer isso na TV! Ela SABE que vai ser vista e julgada por aquilo e ai…

DESVIA TUDO!

Porque é um inception do selfie!

É ela FILTRANDO uma resposta que não necessariamente RESPONDE para ela mesma com verdade a questão de por que ela POSTA selfies, mas é ela postando para o mesmo público para quem ela posta selfies, (Mãe, to no youpix!) a forma como ela quer ser percebida por sua resposta!

Por que a gente come tanto? Por que as pessoas engordam e fazem dieta?

Você pergunta e todo mundo diz — pra ter mais SAUDE!

Essa é uma boa resposta pública e, sim, é verdadeira. Mas pode não ser toda a verdade, toda a resposta.

Pode ser que a resposta completa seja mais ou menos assim::

porque eu quero ficar gostosa e sexy para que as pessoas queiram me comer e eu possa ter uma vida sexual maravilhosa e causar inveja nazinimiga e ser a bam bam bam da minha rua e poder ostentar pra provar pra todo mundo que me chamava de loser que eu sou poderosa, como aquela garota que uma vez me humilhou no colégio porque ela era gostosa e ela me chamou de gorda na frente do garoto que eu era afim e ai foi horrível e agora a gostosa sou eu e…

e etc. só uma ficção, nem autobiográfica é porque eu nem ia pra escola quando comecei minha vida sexual com uma bananeira lá em Barbacena em 1820.

Ninguém quer ‘apenas mostrar a paisagem onde está’. Ok, às vezes pode ser só isso. Ninguém quer apenas (ou sempre) registrar a coleção de camisas. Talvez, o rapaz que mais tenha nos dado uma informação interessante foi o cara do ‘porque eu estava em Londres’ .

Eu acho que a gente publica selfies porque todos nós temos celulares. E nossos celulares têm câmeras frontais. E todos estamos conectados. E porque o Instagram é superbacana. E porque todo mundo faz. E porque faz parte do zeitgeist mesmo. E porque a gente é naturalmente exibido. E porque a visão ocupa um espaço importante das relações humanas. E porque sim. E porque os famosos fazem. E porque tá na moda. E porque a gente quer ser foda. E parecer foda. E ser reconhecido como foda.

A gente publica selfies porque quer parecer lindo, poderoso, cool, legal, moderno, engajado. Porque queremos ostentar, diguidimdiguidim.

Postamos selfies por razões que talvez a gente nem conheça. Porque temos neurônios-espelho que repetem e imitam o que vemos o outro fazer. Porque esses mesmos neurônios-espelho que parecem ser um bando de maria-vai-com-as-outras são, enfim, responsáveis pelo sentimento de empatia.

Postamos selfies e sorrimos felizes porque somos todos a macaca da foto, no bom sentido. Feliz, sorrindo.

Sabe, quando a gente tira um selfie e fica LINDA a foto vai direto pro avatar do Twitter e do Facebook.

Pode ser que todos nós, humanos inseguros, tenhamos uma autoimagem ruim e temos MEDO que essa autoimagem ruim vaze pro mundo. Nós queremos vazar pro mundo nossa imagem IDEAL, o Self ideal, aquele pelo qual queremos ser percebidos, reconhecidos, lembrados e amados.

E é em busca dessa imagem material do self ideal, enquadrada, cropada, filtrada, estabilizada, editada e publicada, que saimos à caça de um pouco de amor, atenção e aplauso.

Viva o selfie!

PS — Talvez você goste de ler “Sabe por que estamos viciados em redes sociais?”

--

--

rosana hermann
Prato cheio de vida 

physicist, writer, journalist, blogger, scriptwriter, professor, tv hostess, runner, knitter and twitter lover @rosana