Case Pravaler x Laboratória: Mulheres no mercado Tech

Pravaler
Transforma Pravaler
4 min readOct 4, 2021
Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Não é novidade para ninguém que desde que as mulheres começaram a ganhar espaço dentro do mercado de Tecnologia muita coisa mudou, e para melhor! Você sabia que uma pesquisa da Woman in Tech, do Reino Unido, indicou que a economia do país poderia se beneficiar se mais mulheres trabalhassem no setor de TI? Isso porque elas apresentam melhores habilidades de comunicação e ideias mais inovadoras. E, infelizmente, quando olhamos para o Brasil, apenas 20% dos profissionais de TI representam a participação feminina, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Segundo a ONU e a Unesco, a igualdade de gênero é uma das prioridades para os próximos anos, e nós do Pravaler, em parceria com a Laboratoria, fazemos parte das empresas que apoiam, na prática, iniciativas como essa. É por isso que convidamos você para conhecer um case real sobre isso, vamos lá!?

Você já conhece a Laboratória? 🧐

A Laboratória capacita mulheres que sonham com um futuro melhor para iniciar e desenvolver uma carreira transformadora em tecnologia. Oferece um bootcamp de 6 meses em que as alunas desenvolvem habilidades técnicas e sociais para trabalharem como desenvolvedoras front-end e designers de UX na América Latina, e só realizam o pagamento parcial do curso após conseguirem um emprego na área.

Além disso, a Laboratória também proporciona o match perfeito entre as alunas e as empresas que acreditam no poder da igualdade de gênero, principalmente na área de Tecnologia. E foi então que, no primeiro semestre de 2021, o Pravaler participou de um de seus hackathons, o Talent Fest, em busca de talentos femininos tech. Quer saber como foi essa experiência? Vamos compartilhar tudo pelo olhar de duas alunas que se tornaram Pravalentes, continue a leitura!

Como foi participar do Talent Fest? 💻

Participar do talent fest foi uma experiência muito intensa e inesquecível, durante todo o desafio estivemos em contato com o time do Pravaler, que estava disposto a tirar nossas dúvidas e ajudar com algumas dicas. Também aproveitamos o tempo que passamos com eles pra saber mais sobre a cultura da empresa e o dia a dia, foi durante esses bate-papos que meus olhinhos passaram a brilhar para esse propósito incrível de levar educação para todos. No decorrer do evento a equipe do Pravaler sempre nos diziam “se divirtam e respeitem seus limites”, e acredito que essa frase foi de grande impacto e colaborou para nossa vitória, pois levamos o segundo lugar nos divertindo. (Juliana Silveira)

O Talent Fest foi o momento que colocamos á prova tudo que construímos ao longo da Laboratória: autoaprendizagem, trabalho em grupo e principalmente autoconfiança. Nossa empresa mentora no desafio foi o Pravaler, o que me deixou bem animada, com uma pitada de pressão, pois eu tinha a apontado como umas das minhas preferidas para trabalhar. Mas o processo foi super leve e divertido, nos deixaram bem à vontade e nos ajudaram em tudo que precisamos. (Talita Silva)

Rolou match com o Pravaler e agora? 🧡

Depois de assistir tantas mulheres incríveis trabalhando em diferentes cases e criando soluções brilhantes, havia chegado o momento de recrutar novas Pravalentes para a nossa área de Tech no Pravaler. Foi assim que a Juliana e a Talita entraram para o nosso time!

E mais do que recebê-las, tínhamos dois compromissos importantes: garantir o engajamento nas squads e criar um plano de desenvolvimento exclusivo para elas. Foi então que estabelecemos uma imersão de 3 meses dividida em:

Job rotation em diferentes squads: os times da área de Tecnologia do Pravaler são divididos de acordo com nossos produtos, como por exemplo crédito para graduação ou pós-graduação. Permitir que as novas Pravalentes passassem um período em cada grupo, contribuiu para que todas tivessem uma visão macro do nosso negócio e dos nossos processos, assim ao final da imersão cada uma delas poderia escolher qual frente gostaria de seguir de forma definitiva.

Encontros com o time de Gente: acompanhar a rotina das novas colaboradoras foi uma tarefa destinada a equipe de Gente e Gestão, assim poderíamos oferecer qualquer suporte necessário e ter a certeza de que todas estavam se sentindo confortáveis e acolhidas.

Mentoring com embaixadoras da área de Tech: também incentivamos a proximidade delas com as Pravalentes que já estavam na área há um tempo, assim elas poderiam tirar dúvidas sobre carreira e pensarem em um plano de desenvolvimento individual.

Em qual squad você trabalha hoje e qual o impacto do propósito do Pravaler no seu dia a dia? 🙃

Hoje sou integrante do squad de “Risco, Cobrança e Portifólio”, e acredito que trabalhar no Pravaler é ter um propósito,proposito, uma motivação diária de estar levando educação para mais pessoas. Parafraseando Paulo Freire, acredito que a educação muda as pessoas e as pessoas podem mudar um mundo, e saber que a nossa meta é alcançar 1 milhão de alunos, me faz sentir que tenho a possibilidade de acompanhar essa revolução de perto e fazer parte. (Juliana Silveira)

Para minha felicidade fui uma das selecionadas, e posso afirmar que houve todo um cuidado para que nossa experiência fosse a melhor possível. Como novatas na área, nos possibilitaram conhecer grande parte dos squads, nos familiarizar com a regra de negócio, para só então colocarmos a mão na massa de fato. Hoje estou no squad CX Tech, que desenvolve soluções voltadas para o atendimento. O propósito do Pravaler é ajudar a eliminar os obstáculos de alguém que quer mudar seu futuro através do estudo, e saber que meu trabalho vai contribuir com essa história é sensacional. (Talita Silva)

Investir na educação é crescer pra valer!

--

--

Pravaler
Transforma Pravaler

Somos a primeira edfintech do país e seguimos investindo na oferta de tecnologia e produtos para fortalecer o mercado.