Por que escrever software é tão difícil?

Existe muito trabalho por trás do código

Sami Henrique
Transforma Pravaler
3 min readApr 26, 2021

--

Existem grandes empresas com times inteiros escrevendo software de má qualidade, e, grande parte disso se deve a falta de comunicação.

A comunicação é crucial para alinhar conhecimentos, expectativas, possibilidades, estratégias, prazos, e, outros pontos cruciais para o desenvolvimento de um software de qualidade.

Escrever software não é apenas programação, e, nem tarefa de um homem só, software de qualidade é resiliente, de fácil compreensão, e, manutenção, escrito por pessoas para pessoas, padronizado e bem documentado, com especificações claras e escopo bem definido, e, acima de tudo, aderente ao negócio, útil, estável, eficiente e de baixo custo, rápido e seguro.

É nítido que escrever software leva tempo, exige esforço e conhecimento, e, acima de tudo deve-ser feito com muito planejamento e validação.

O problema do mercado é a falta de planejamento, o negócio demanda mil coisas, e, quer tudo ao mesmo tempo, tudo é prioridade, tudo é urgente, e, extremamente mal especificado, as solicitações chegam aos programadores sem nenhum embasamento e é esperado que o mesmo já entregue valor em curtos espaços de tempo, sem deixar as demais atribuições estourarem o prazo.

Esse cenário é propenso a altas doses de estresse, software feito sem testes, segurança, performance, ou, se quer certeza do que está fazendo, usuários reclamando de problemas o tempo todo, áreas de operações indo a loucura com promessas que nunca são cumpridas, e, clientes totalmente insatisfeitos, incerteza do dia de amanhã, pouco reconhecimento do trabalho feito, e, a desvalorização pessoal e profissional.

Aprenda a dizer não

Saber falar não, também é resposta! Não é possível fazer software de qualidade dentro de um cenário caótico, a comunicação entre todos é muito importante, parar pra respirar e pensar estrategicamente no próximo passo é muito mais importante do que apenas cobrar resultados.

Estimativa não é prazo! Não adianta sair cobrando estimativa, é mais importante garantir que todos da sua empresa estão em comunicação, clara, transparente, objetiva, profissional, e sucinta, focada no negócio, na solução. As pessoas precisam estar desbloqueadas, desestressadas, e, plenamente capazes de focar seus esforços, com objetivo claro e definido, totalmente alcançável, micro-gerenciado e recompensado.

A qualidade de um software é o reflexo do time, do engajamento, entrosamento, comunicação, planejamento, especificação, cuidado e zelo. Software feito com carinho é diferente de software feito na marretada, com pressa, sem vontade, ou certeza.

Tenha calma

A pressa é resultado da falta de planejamento e ansiedade, nada de qualidade é feito na pressa, até para ser rápido é exigido preparação, um piloto de corrida não pega um veículo extra potente e é rápido de primeira, tudo na vida exige preparo, calma, planejamento, e, por isso faça menos coisa, mas faça com mais qualidade, só assim, o software se paga no final do dia.

Conclusão

Quer construir software de qualidade, que encanta os seus usuários, que trás dinheiro pra empresa, que se adapta com facilidade as necessidades do negócio? Se sim, então invista em pessoas, no conhecimento, qualidade de vida, na comunicação, documentação, em um espaço tranquilo e propenso ao estudo cientifico, estratégico e planejado, com testes de qualidade, escopo bem definido, participação de todos, num cenário colaborativo, sem julgamentos, sem pressão, onde os anseios do negócio são de conhecimento de todos, mas serão resolvidos com calma, planejamento e engajamento, como agradecimento das pessoas pelo reconhecimento, e, não pressões desnecessárias enquanto buscam novas oportunidades no mercado, crie uma base de conhecimento e um ambiente aonde colaborar é bom, é positivo, e, faz parte da cultura da empresa!

Software de qualidade é reflexo de uma vida de qualidade!

--

--