Roda de Conversa: Barbie no mundo real

Um guia simples e intuitivo para promover um encontro de mulheres onde você desejar!

Alice Saraiva
Transforma Pravaler
3 min readAug 9, 2023

--

Imagem do convite — Por Carina Santos e Carol Aquino

Imagine um lugar onde todas as mulheres se apoiam, se inspiram e se ajudam mutuamente a crescer. Esse é o mundo que podemos construir juntas, de mãos dadas, com atitudes simples no dia a dia.

Hoje vivemos uma experiência singular com as manas no Pravaler, em nossa Roda de Conversa online sobre o filme da Barbie. Quem veio ao encontro chegou super aberta e disposta a compartilhar suas impressões, histórias e vivências. Foi uma tarde incrível de reflexão sobre o nosso papel e lugar na sociedade.

Agora iniciamos uma corrente de cura e irmandade feminina que pode ser expandida e fortalecida por outras mulheres, em novos contextos. Disponibilizamos tudo que você precisa para promover a mesma dinâmica de Roda de Conversa. Você pode fazer isso na sua empresa, na faculdade, no seu grupo de amigas — onde quer que seja. O importante é criar um espaço seguro para compartilhar, ouvir e fortalecer umas às outras.

As rodas de conversa são uma ferramenta extremamente poderosa. Simplesmente porque falar cura. O simples ato de ouvir e ser ouvida tem um poder transformador. Nós, mulheres, temos essa capacidade incrível de curar umas às outras.

A dinâmica do encontro

Confira passo a passo como realizar esta roda de conversa em outro contexto, utilizando os artefatos disponíveis. Fique à vontade para adaptar à sua realidade e cocriar a partir deste formato inicial, que também é um experimento!! :)

Objetivo
Promover uma roda de conversa online sobre as questões envolvidas no filme da Barbie.

Tempo médio: 1h20

Ato 1 — Momento de Conexão (15 min)

Receba as mulheres e comece o encontro com um “checkin” do dia: com qual Barbie você se identifica hoje, e por qual motivo? Dê espaço para elas expressarem como se sentem e como estão chegando neste espaço de troca.

Imagem do momento de conexão — Por Carina Santos e Carol Aquino

Ato 2 — Cartões Temáticos (45 min)

Use uma ferramenta para sortear os cartões temáticos ou simplesmente peça a uma voluntária para escolher um tema. Estimule as trocas, respeitando sempre os silêncios (eles são necessários). Quando sentir que é a hora, sorteie um novo cartão temático. Aqui a sua ferramenta mais potente será a sensibilidade para entender qual é o melhor momento de seguir em frente.

Ps.: Nós incluímos cartões mais abertos (marcados com um asterisco azul) para promover a inclusão das manas que ainda não viram o filme. Assim, todas podem participar do debate.

Imagem dos Cartões Temáticos — Por Carina Santos e Carol Aquino

Ato 3 — Fechamento do Encontro (20 min)

Como desejamos encerrar este encontro? Neste momento, gosto de abrir um espaço para que o grupo tenha liberdade de escolher o ato final. Em nossa roda, uma mulher sugeriu compartilharmos como nos sentimos ao final do encontro. Sua sugestão foi acolhida, e muitas mencionaram a sensação de alívio e acolhimento.

Dicas de facilitação

  1. É importante dar espaço e voz para todas as pessoas participarem à sua maneira, mesmo que estejam ali só para ouvir. Sempre teremos diferentes níveis de engajamento e participação, isso precisa ser respeitado.
  2. Não recomendamos a gravação de rodas de conversa, em nenhuma circunstância. São histórias pessoais compartilhadas apenas naquele momento, naquele contexto de conversa.
  3. Deixe as pessoas bem à vontade, com a opção ligar a câmera ou não. Tem gente que ficará mais à vontade para falar com a câmera desligada, e esta necessidade precisa ser acolhida e respeitada.
  4. A pessoa facilitadora precisa se mostrar vulnerável para ocupar um espaço de horizontalidade com as pessoas envolvidas, deixando de lado seu papel de liderança. Compartilhar suas experiências, ouvir e sentir é super importante. Eu diria que é fundamental.

Vamos juntas construir um mundo mais poderoso para nós! 💪✨
Ps.: somos curiosas e vamos adorar saber como foi a sua experiência com a Roda de Conversa: Barbie no mundo real. Vem tricotar com a gente, pfavor!!

--

--

Alice Saraiva
Transforma Pravaler

Design Manager @ Pravaler | Pesquisadora e Facilitadora em UX, Design e Inovação