Conheça o programa para revelar talentos e democratizar a tecnologia

Iniciativa da 1STi através do Instituto PrecisaSer promove educação, autoridade técnica, profissionalização e habilidades socioemocionais em favelas no Rio de Janeiro

O Vai na Web é um curso de programação e desenvolvimento web de módulos trimestrais realizado dentro de organizações de base comunitária para jovens de 16 a 29 anos. Atualmente, acontece em dois polos: Complexo do Alemão (Educap) e Morro dos Prazeres (Proa), contando com 53 alunos capacitados até o momento. Dos 12 formados pela turma piloto, 4 foram contratados e já estão trabalhando na área.

As aulas do programa 100% financiado pela 1STi e realizado em parceria com o Instituto Precisa Ser constituem uma base pedagógica de conteúdos compatíveis com as ferramentas utilizadas pelo mercado de TI – CSS, HTML, design responsivo – e abrangem a preocupação com a formação socioemocional do aluno. Além do aprendizado técnico, o Vai na Web apresenta aulas de comunicação não violenta, meditação, liderança, postura profissional e respeito à diversidade.

As atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do curso e como trabalho de conclusão atendem a demandas reais de clientes como ONGs e outras iniciativas sociais que necessitam de suporte para produzir seus sites. Assim, já pelas aulas, o Vai na Web atua junto a outros projetos no âmbito social às custas do desenvolvimento pessoal e profissional de jovens moradores de comunidade.

A exemplo dos alunos formados pelo primeiro ciclo do programa e que já atuam na área, Paulo Henrique (19, morador do Complexo do Alemão) tornou-se tutor da nova turma, no Morro dos Prazeres, e auxilia nas aulas, enquanto exercita o aprendizado adquirido nos três meses anteriores. Com as habilidades socioemocionais e a sofisticação técnica das aulas do Vai na Web, os jovens formados pelo programa preparam-se para o mercado de trabalho e geram impactos positivos para as empresas contratantes, através de sua capacidade de resiliência e profissionalismo.

Além de reaplicável, o Vai na Web é escalável e já demonstra a geração de prosperidade para todos os lados. Através da democratização da tecnologia, o fechamento do primeiro ciclo já sinaliza para os benefícios do mercado de trabalho – que descobre o potencial dos jovens moradores de favelas –, dos alunos – cuja urgência de encontrar um trabalho de carteira assinada se alia à evolução pessoal e ao aprendizado socioemocional – e da sociedade – que só tem a ganhar com os talentos revelados, a renovação do mercado e os avanços da tecnologia alinhadas às reais necessidades da humanidade.


O PrecisaSer é um instituto de tecnologias digitais e sociais que trabalha pela geração de valor compartilhado entre inovadores sociais, instituições e empresas. Junto à 1STi, desenvolvemos uma ação colaborativa que ajuda empreendedores sociais a gerir seus projetos e programas de maneira simples e descomplicada e desenvolver modelos de negócios sustentáveis e inovadores a partir de tecnologias digitais e sociais.