Por que construir um campo de golfe olímpico?

Prefeitura do Rio
Prefeitura explica: Golfe Olímpico
2 min readMar 21, 2015

--

De onde surgiu essa ideia?

A decisão de promover o retorno do golfe aos Jogos Olímpicos não teve participação da Prefeitura do Rio de Janeiro ou mesmo do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Quando a cidade foi eleita para receber o evento, o golfe nem sequer fazia parte do programa de competições. A volta da modalidade, assim como a do rúgbi, foi promovida pela Assembleia Geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), que analisou as propostas de federações de sete modalidades. Esta decisão foi tomada dia 9 de outubro de 2009, uma semana depois de o Rio ter sido escolhido como sede dos Jogos de 2016.

A cada ciclo olímpico, federações esportivas internacionais que desejam ter suas modalidades incluídas nos Jogos pleiteiam participação e têm seus pedidos avaliados pelo COI. Não é incomum haver, a cada edição do evento, modalidades incluídas ou excluídas do programa. Para os Jogos de 2016, concorreram sete esportes: golfe, rúgbi, caratê, squash, softbol, beisebol e patinação.

A volta do golfe, que fez parte dos Jogos Olímpicos apenas em Paris (1900) e Saint Louis (1904), foi aprovada por 63 votos contra 27. Com a participação também do rúgbi, os Jogos Rio 2016, que não tiveram nenhum esporte excluído, sediarão competições de 28 modalidades, duas a mais que Londres 2012.

--

--