Como foi a Masterclass de Otto Scharmer sobre Teoria U na FIAP

Mara Carneiro
Field of the Future Blog
6 min readApr 20, 2023

No dia 29 de março, quarta-feira, tivemos o prazer de receber na FIAP um evento híbrido desenvolvendo a Teoria U como ferramenta de liderança ecossistêmica, de inovação e transformação, em especial focada para a educação.

Nós, junto com outras 6 universidades de 5 países diferentes, nos conectamos para um evento de 5 horas com a transmissão de uma masterclass com o Dr. Otto Scharmer, professor da MIT Sloan School of Management, cofundador do Presencing Institute e autor da Teoria U.

Foto com toda a turma no final do evento.

Esta Masterclass fez parte de uma formação de líderes de diversos setores, futuros agentes de mudança, aqueles que vão construir o nosso futuro. Pertence a um programa maior com 3 edições ao longo de 3 anos, itinerante pela América Latina, bem focado na construção de uma rede de estudantes e profissionais que irão moldar as próximas gerações.

A primeira parte do evento foi a transmissão da masterclass em si. Dentro do overview que Dr. Scharmer trouxe, me marcou seu depoimento sobre a dimensão existencial da crise do nosso modelo atual. Como o foco da fala estava na educação, ele trouxe sua preocupação com o estado da nossa juventude, com a auto estima desafiada pelas redes sociais, ansiedade e depressão.

Ele também trouxe muito a juventude como representante do futuro que emerge, trazendo a reflexão de sempre percebermos se estamos reativos frente às mudanças ou se conseguimos trazer ações aterradas em intenção.

Alguns outros pontos importantes enfatizados pelo professor Dr. Schammer durante a masterclass transmitida pela FIAP:

“Não se pode entender um sistema a menos que se tente mudá-lo. Não se pode mudar um sistema a menos que se transforme a consciência. Não se pode transformar a consciência a menos que o sistema se veja, se perceba e se volte a si mesmo. Não se pode liderar a transformação de um sistema a menos que se perceba e se presencie o futuro à medida que ele vá emergindo.”

Para tanto, Otto Scharmer trouxe a relevância de investir na promoção de arquiteturas de conexão como fundamental para promover mudança sistêmica. E isso é um belo direcionador para quem trabalha com educação hoje.

Transmissão da Masterclass pela FIAP

Último ponto que quero trazer, ressaltada durante a masterclass e na resposta à pergunta que mandamos enquanto FIAP, é que a mudança começa em si. Quando perguntamos sobre formas e boas práticas para aumentar a qualidade da presença de alunos e docentes no sistema educacional, ele nos lembrou:

“A ferramenta é você mesmo.”

Abordamos ao longo do evento uma visão mais sistêmica e habilidades de liderança para promover a troca de conhecimento e participação. Nesta experiência, participantes puderam aprender ferramentas de inovação diretamente com a equipe do Presencing Institute dos EUA e da América Latina.

Além da exposição teórica e das perguntas e respostas com o Dr. Otto Scharmer, experimentamos outras duas ferramentas da Teoria U neste evento.

O primeiro foi o scribing, o uso da facilitação visual como ferramenta para o sistema ver a si mesmo.

Estamos muito acostumados com um subestímulo dos nossos sentidos. Assistimos palestras apenas ouvindo. Pensamos apenas com a cabeça.

O scribing traz visualmente de outra forma a visão de um tema ou sistema e, com isso, nos dá diferentes estímulos para entendermos de diferentes formas o tópico abordado.

Em nosso evento a responsável por esta atividade na FIAP foi a Jess Tenório, uma vez minha aluna de Teoria U, hoje minha colega, é formada em nosso MBA de Business Innovation e em cursos de scribing pelo Presencing Institute com Kelvy Bird, especialista mundial no tópico. No Uruguay, a scriber oficial do evento foi Geisa Paganini De Mio, quem costuma fazer o scribing das atividades do Presencing Institute por aqui no Brasi.

À esquerda, projeção do scribing pela Geisa Paganini De Mio na Udelar. À direita, Jess Tenorio (LinkedIn e Instagram) apresentando seu scribing na FIAP.

Tire um tempinho para ler, olhar, absorver e sentir as imagens geradas.

Finalizada esta parte da atividade, após um pequeno intervalo, mergulhamos em uma atividade mãos na massa para colocar tudo isso em prática: o Mapeamento 3D. Trata-se de uma ferramenta que usamos para trazer múltiplas dimensões e perspectivas para entender como uma ideia, iniciativa ou sistema pode evoluir.

Nós somos muito treinados no pensamento mecanicista e muitas vezes o pensamento sistêmico pode ser desafiador. O Mapeamento 3D, ao tangibilizar o sistema, nos ajuda a destravar olhares viciados e perceber de formas diferentes inclusive aquilo que não sabemos.

Tive o prazer de conduzir esta dinâmica ao lado do nosso diretor Guilherme Luiz Pereira e professora que admiro muito Rose Longo.

Divididos em 5 grupos, participantes do workshop se juntaram para construir o mapa atual do sistema de educação com e ao redor da FIAP. Como tínhamos docentes, pessoal de empresas, alunos e alunas, alumni, agregados e agregadas (fãs FIAP sem vínculo formal), a atividade foi riquíssima!

Cinco grupos formados trabalhando em seus mapas 3D.
À esquerda, eu, profa. Mara Carneiro, acompanhando grupo no Mapeamento 3D. À direita, imagem da sala em português por onde a facilitação remota estava ocorrendo, por onde compartilhamos o processo com a Mariana Miranda, nossa facilitadora, e nossos colegas da FIA, participante do Brasil.

Uma vez criado o mapa, a Mariana Suniata Miranda, de forma remota, conduziu os grupos a reflexões sobre relacionamentos entre os atores, perspectiva, visão, propósito e senso prático a respeito da mudança que quer emergir de cada grupo frente a este mapa.

Pós reflexão, cada grupo alterou o mapa criando uma visão de futuro, alterando aquilo que a reflexão vivida pelo grupo trouxe necessidade de alterar. A partir daí, todas as perspectivas foram compartilhadas entre grupos na FIAP e nas 6 demais participantes ao redor dos 5 países.

Saímos de lá revigorados, com novas perspectivas e entendimentos não só sobre educação, mas também sobre possibilidades de mudanças e de construção do futuro que queremos para nós.

Mais algumas fotos do dia do evento.

As instituições de ensino que participaram desta masterclass foram: FIAP (Brasil), Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Metropolitana (Venezuela), Universidad de las Américas (Chile), Universidad de Cantabria (España), UTEC- Fray Bentos (Uruguay) e FIA Faculdade Integrada de Administração (Brasil) — consideradas membros fundadores da Rede Latino Americana de Universidades que trabalham com a Teoria U.

Quero agradecer imensamente à organização por possibilitar esta parceria e pelo convite: no Brasil, Janine Saponara, Geisa Paganini De Mio e Mariana Miranda; na Latam, Laura Pastorini e Viviana Galdames e a Universidad de la Republica Uruguay.

Para finalizar, espero que você que estava tenha aprendido tanto quanto eu e que você que não estava pode pegar um pouco desta experiência aqui por estas palavras.

--

--

Mara Carneiro
Field of the Future Blog

Theory U professor at FIAP, university in São Paulo, Brazil. Follow me on LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/maracarneiro/