Atitudes machistas marcam presença nas sessões do CMDA

Raquel Coronet
PRESS UFRGSMUN
Published in
1 min readNov 4, 2018

El País

Foto: Don Carl Steffen/Gamma-Rapho/Getty Images

Nas simulações modelo ONU da UFRGS, ocorridas nos quatro primeiros dias de Novembro, houve a presença de atitudes de cunho machista dentro do comitê Conferência de Ministros e Ministras de Defesa das Américas. Houve uma forte crítica por parte das ministras as quais se sentiram ofendidas por tais ações.

As delegadas declararam que um ministro não aceitou que houvesse discordância. As declarações, vinham por maior parte das mulheres e explicou-se diversas vezes como se elas não tivessem entendido por serem mulheres. Comentaram parecer ser uma questão de honra, inclusive, enfatizando que iriam explicar novamente, pois as delegadas não teriam sido capazes de ententer.

Dentro de todos os comitês, a organização do evento frisa a existência do dicionário feminista para uma maior conscientização dos delegados. Este, existe justamente para que situações como a ocorrida acima, chamada de mansplain, a qual um homem explica algo para uma mulher de uma maneira que sugira que ela não é capaz de compreender, não aconteçam. Confira o dicionário feminista na íntegra.

--

--