Brasil participa de Conferência de Ministras e Ministros da Defesa das Américas

Maria Antonia M. Fiorini
PRESS UFRGSMUN
Published in
2 min readNov 1, 2018

Primeira sessão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 01, em Porto Alegre

Folha de S. Paulo

Foto: Renata Bernardes

A primeira sessão da Conferência de Ministros e Ministras de Defesa das Américas (CMDA) aconteceu nesta quinta-feira, 01, em Porto Alegre. A agenda informal proposta pelo Brasil foi aprovada parcialmente pelos delegados, visto que a sessão teve de ser adiada por conta das discussões sobre o tópico dos Direitos Humanos.

Os dois tópicos a serem defendidos durante os próximos dias serão Forças Armadas e Segurança Pública no Continente Americano e a Incorporação de Mulheres nas Forças Armadas do Continente Americano. O Brasil manteve o posicionamento das Forças Armadas como ação positiva global e internacional e o auxílio na segurança interna. Ainda, disse estar tomando medidas cabíveis para incluir as mulheres. As discussões devem ser retomadas na segunda sessão, que acontece nesta quinta-feira às 14h.

A Folha de S. Paulo reitera o seu compromisso com a verdade, bem como a liberdade de expressão. Como esclarecimento ao tuíte abaixo publicado durante a sessão, trata-se de que a delegação do Brasil pediu que na agenda, os subtópicos “Crime Organizado”, “Terrorismo” e “Tráfico de Drogas” não sejam especificados e, assim, fossem reunidos no tópico “Ameaças Transnacionais — estratégias de combate e alternativas militares e não militares”.

--

--