Estados Unidos chamam atenção para si e causam alvoroço no CMDA

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
Published in
2 min readNov 3, 2018

TeleSUR

Foto: Renata Bernardes

Desconfiança por parte dos Estados Unidos contra o México e a Bolívia deu início às discussões de ontem no Conferência de Ministros e Ministras de Defesa da América — CMDA. O país viu negativamente o acordo bilateral estabelecido entre o México e a Bolívia, pois, segundo os ministros americanos, o CMDA trabalha com o multilateralismo.

“Não sei o que os ministros estão fazendo aqui se não mostram soluções”, disse a ministra norte-americana referindo-se a exclusão do México e da Bolívia, que não compartilharam seus trabalhos. O país lamentou saber do acordo através de notícias porque caso tivesse sido discutido abertamente, mais países poderiam ter assinado o acordo, considerando que ele visa ações para o combate ao narcotráfico.

Nessa sessão, foram discutidos ainda os documentos de trabalho 4, 6 e 7. As discussões da quinta e sexta reunião mantiveram-se ao redor da permanência das atividades das polícias militares e de políticas públicas, assim como, do posicionamento do CMDA a respeito da militarização das polícias. Brasil, Colômbia, Venezuela e Argentina foram os países que mais atentos aos pontos.

Ao final do dia, os EUA tentaram mover, silenciosamente, uma moção de desconfiança para a retirada da presidência. A consequência dessa atitude foi a troca de farpas entre EUA, Venezuela e Nicarágua — que presidia a mesa.

--

--

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
0 Followers
Writer for

Publicitária interessada em Turismo, Idiomas, Tecnologias, Igualdade de Gênero, Comportamento & Finanças Pessoais. https://linktr.ee/alinemariagomes