UFRGSMUN: Estados Unidos influencia o fluxo de debate

Ministros norte-americanos presidiram segunda sessão de CMDA

Letícia Santos
PRESS UFRGSMUN
2 min readNov 2, 2018

--

CNN

Foto: Renata Bernardes

A Conferência de Ministros e Ministras de Defesa das Américas (CMDA) teve tarde de debate sobre o tópico de Intervenção e Militarização da Segurança Pública no Continente Americano. O fluxo de debate foi conduzido pela presidência de cada sessão.

No primeiro encontro da tarde, a agenda da discussão foi aprovada, dando início para o que seria um momento de ataques em vez de busca por ideias de solução do item programado para abrir o debate. Marcada por críticas ao regime militar da Venezuela, a primeira parte da discussão foi diretamente impactada pelos ministros norte-americanos.

Ao se posicionarem contra a Venezuela, assim como a delegação do Peru e da Costa Rica, os Estados Unidos usou do seu poder de reconhecimento de fala para demorar a dar voz às ministras venezuelanas. A atitude foi criticada fortemente pela delegação boliviana.

Apenas na última sessão do dia, sob a presidência brasileira, a Conferência teve andamento com documentos de trabalho e proposições. Enquanto ideias eram apresentadas ao grupo em debate informal, outros ministros se reuniam no lado de fora para tentar estabelecer acordos. Até o fim da sessão, nenhuma dessas conversas paralelas foram introduzidas no debate por falta de tempo.

--

--