Primeira Sessão do CMDA discute intensivamente Agenda do Tópico A

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
Published in
2 min readNov 1, 2018

TeleSUR

A primeira manhã de novembro iniciou com a Primeira sessão do Conferência de Ministras e Ministros de Defesa das Américas. O encontro tem como objetivo discutir resoluções sobre a Forças Armadas e Segurança no Continente Americano e a Incorporação das Mulheres nas Forças Armadas do continente Americano. Durante os 4 dias de congresso, serão 10 sessões para discutir as agendas de cada tópico, A e B, respectivamente.

Os países escolhidos para a presidência das sessões serão: Colômbia, Estados Unidos, Guiana, Argentina, México, Nicarágua, Brasil, Canadá, Chile e Peru. Trinidad Tobago e Haiti serão países suplentes.

Os discursos de cada país sobre seus posicionamentos deram início ao protocolo das discussões. Em 2 minutos de discurso, a maioria dos países citou como pontos de preocupação o narcotráfico e a violência urbana em relação à violência doméstica interna. Já no segundo tópico, que defende a entrada e incentivo das mulheres nas Forças Armadas.

Venezuela proferiu um discurso de grande incentivo aos países da América Latina ao lembrar que já conta com 21% da força das mulheres na luta por um país que preza pela paz e pela igualdade, liberdade e justiça, valores contidos na constituição do país. Recebe destaque também o discurso do Paraguai, que trouxe a preocupação de inserção não apenas das mulheres, mas da diversidade delas. Segundo as ministras do país, negras, indígenas e muçulmanas foram forças de destaque percebidas pelo governo do país.

A manhã terminou com o adiamento da sessão sem a aprovação oficial da agenda do Tópico A.

--

--

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
0 Followers
Writer for

Publicitária interessada em Turismo, Idiomas, Tecnologias, Igualdade de Gênero, Comportamento & Finanças Pessoais. https://linktr.ee/alinemariagomes