Renewal Of Hope: haverá respeito aos civis dessa vez?

Primeira reunião do gabinete da Operação Renewal of Hope começa hoje

Greg SoFre
PRESS UFRGSMUN
2 min readNov 1, 2018

--

Al-Jazeera

Acontece hoje a primeira reunião do gabinete da Operação Renewal Of Hope, que visa dar continuidade à intervenção da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen contra os grupos houthi que dominam o norte do país. A operação precede a Operação Decisive Storm que foi implementada em 2015.

As ações da coalizão em território iemenita têm sido bastante problemáticas, em relação a violações de direitos humanos, especialmente na operação anterior. Na Operação Decisive Storm, diversos hospitais, estradas e poços de água foram destruídos deliberadamente. Apesar disso ser parte da estratégia saudita de conferir punição aos houthis pela destruição de infraestrutura e forçar a retração estratégica e territorial dos inimigos, esses danos também impingem maior sofrimento ao povo iemenita, especialmente no tocante ao acesso à água, recurso bastante escasso para milhares de civis.

Fonte: Reuters.

No entanto, uma mudança da postura da coalizão em relação aos civis é esperada. Um representante das forças iemenitas no gabinete da Operação Renewal Of Hope afirmou que, dessa vez, a coalizão tem uma preocupação maior com a preservação dos civis. Segundo o representante, a intervenção internacional no Iêmen vem para auxiliar as forças armadas e o governo Hadi — considerado internacionalmente legítimo — a reestabelecer a normalidade política do país. Para tanto, é necessário que se entenda a região em que a coalizão atua, bem como a população que nela vive para que outras violações de direitos não mais ocorram, e por isso, a presença do secretário de assistência humanitária Bruno Alcântara Conde no gabinete se faz necessária para que esse trabalho de base junto à população seja feito com propriedade.

--

--