Tópico A é encerrado na sétima sessão e agenda do Tópico B inicia no CMDA

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
Published in
2 min readNov 4, 2018

TeleSUR

Encerramento das resoluções no CMDA. Foto: Renata Bernardes

No terceiro dia, o CMDA iniciou a discussão da agenda informal do Tópico B: inserção das mulheres nas Forças Armadas. A agenda abrange 3 tópicos — a incorporação quantitativa e qualitativa das mulheres nas FA: existe um caminho universal para o processo?, desafios (e restrições) à incorporação e a segurança das mulheres militares: como tornar o ambiente das academias militares menos hostis às mulheres.

Pretende-se no último dia de congresso debater intensivamente os pontos. A maior dificuldade do comitê será chegar a resoluções que consideram toda a agenda. Isso será um desafio, visto que apenas para o Tópico A seis sessões e meia fora utilizadas.

A maioria dos países presentes se mostram positivos para a inserção das mulheres, como a Venezuela que possui 21% das mulheres nas FA e Honduras, país que apoia o gênero desde 1970 e onde o serviço militar é voluntário. Os pontos de divergência já surgiram na primeira sessão do Tópico B pela falta de entendimento do que é exatamente o discurso patriarcal e o que é machismo.

Os discursos devem perpassar sobre a atuação das militares se estenderá para todas as forças, como os homens veem esse movimento, como garantir que grupos minoritários também sejam considerados e incluídos e quais são os mecanismos que os países podem vir a oferecer para lidar com casos de assédio e abusos.

--

--

Aline Maria Gomes
PRESS UFRGSMUN
0 Followers
Writer for

Publicitária interessada em Turismo, Idiomas, Tecnologias, Igualdade de Gênero, Comportamento & Finanças Pessoais. https://linktr.ee/alinemariagomes